Copa de Ouro dos Campeões Mundiais (Mundialito) 1980-81

A Copa de Ouro dos Campeões Mundiais foi um torneio realizado entre 30 de dezembro de 1980 e 10 de janeiro de 1981 no Uruguai em comemoração aos 50 anos da Copa do Mundo, que teve sua primeira edição realizada em 1930 naquele país.

A ideia inicial da FIFA era reunir no país sulamericano os então seis campeões mundiais: Uruguai (1930 e 50); Itália (1934 e 38); Alemanha Ocidental (1954 e 74); Brasil (1958, 62 e 70); Inglaterra (1966) e Argentina (1978), porém o English Team declinou do convite sendo substituído pela Holanda, vice campeã nas últimas duas copas.


O formato era simples: dois grupos com três seleções cada com o primeiro colocado de cada grupo fazendo a final. Todas as sete partidas do torneio foram realizadas no lendário estádio Centenário em Montevidéu.

No grupo A, além dos anfitriões estavam Itália e Holanda. O Uruguai ficou em primeiro lugar no grupo após vitórias por 2 a 0 contra ambos os adversários. Cumprindo tabela, italianos e holandeses empataram por 1 a 1 na terceira rodada do grupo.

Já o grupo B iniciou com uma vitória argentina sobre a Alemanha por 2 a 1. Na segunda rodada, Brasil e Argentina empataram por 1 a 1. Na última partida do grupo, o Brasil goleou a Alemanha por 4 a 1 e assegurou o direito de fazer a final com os donos da casa.

Mais de 71 mil pessoas lotaram o estádio Centenário para a final. Em campo, brasileiros lutariam para se vingar do Maracanazzo. A expectativa no país anfitrião era grande. O país passava por uma turbulência política e o torneio serviu para elevar os brios do povo. 

O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, porém logo no início do segundo tempo a Celeste abriu o placar com Barrios. Sete minutos depois o Brasil empatou com Sócrates, mas aos 35 minutos Victorino, o artilheiro da competição, marcou seu terceiro gol no torneio e o segundo do Uruguai na partida. O final do jogo não poderia ser mais irônico. 2 a 1 para o Uruguai. O mesmo placar de 1950. Êxtase uruguaio! O Brasil perdeu a chance de se vingar.




Em novembro de 2010, estreou nos cinemas um filme documentário sobre o Mundialito - chamado Mundialito, o filme - para não só comemorar o 30º aniversário da conquista dessa competição como também para mostrar o conturbado cenário político do país anfitrião em contraste com o clima festivo do campeonato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: