Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach - Final da Copa da UEFA 1979/80

Engana-se quem pensa que duas equipes alemãs decidirão pela primeira vez um título em um torneio continental. Quando Borussia Dortmund e Bayern de Munique entrarem em campo para a final da Liga dos Campeões 2012/13 será a primeira vez que equipes alemãs decidem o principal torneio continetal, contudo Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach, equipes da então Alemanha Ocidental entraram em campo para dois confrontos pela final da Copa da Uefa, atual Liga Europa, 1979/80.

O curioso, é que desde as semi-finais já se sabia que a final seria entre times da Alemanha Ocidental, uma vez que as quatro equipes que alcançaram essa fase pertenciam ao país. O Eintracht eliminou o Bayern de Munique, enquanto o Borussia desclassificou o Sttutgart.

Na época, o torneio ainda era decidido em dois jogos.

O primeiro, jogo foi realizado no Bökelbergstadion, Mönchengladbach, e terminou 3 a 2 para o time da casa. Na segunda partida, no Waldstadion, Frankfurt, 1 a 0 para o time local. Empate no saldo de gols, mas título para o Eintracht pelo número de gols marcados fora de casa.









Alemanha Ocidental x Portugal 1985 - Eliminatórias para a Copa de 1986


Imaginem o seguinte cenário:

Para se classificar para a sua segunda Copa do Mundo na história, você precisa vencer a última partida das eliminatórias.

Só que o adversário e uma seleção que jamais havia perdido em eliminatórias em toda a história.

Pior, o jogo seria na casa do adversário e você já havia perdido o jogo contra este mesmo adversário em sua casa.

Era essa a situação quando Portugal enfrentou a Alemanha Ocidental no dia 16 de outubro de 1985 na cidade de Colônia em partida válida pelas eliminatórias para a Copa de 1986.

Jogo histórico! Portugal venceu por 1 a 0, mas a Alemanha quase afundou o sonho português ao meter duas bolas na trave.

 








Liga dos Campeões 1985/86, o primeiro triunfo comunista

Já focamos aqui no Futebol Nostálgico a final da Liga dos Campeões 1990/91 entre Estrela Vermelha e Olimpique de Marselha, contudo é importante lembrarmos que o triunfo do time, então iugoslavo, não foi o primeiro título "comunista" do maior torneio europeu.

A Romênia foi um estado comunista até 1989 e sob este regime, o Steaua Bucareste, clube romeno, na época, controlado pelo Ministério da Defesa, venceu a Liga dos Campeões de 1985/86. A final, disputada no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Sevilha, foi contra o poderoso Barcelona. Após empate sem gols, o time romeno venceu nos penaltis por 2 a 0. A atuação do goleiro romeno Helmuth Ducadam é até hoje uma das mais memoráveis da história, não apenas por ele ter defendido brilhantemente todos os penaltis, mas porque esse foi o último jogo como profissional do goleiro. Pouco tempo após a partida, aos 27 anos, ele sofreu uma trombose que o deixou parcialmente paralisado do lado direito do corpo.

Jogo completo



Disputa por pênaltis



Imaginem a pressão sobre os jogadores do clube catalão. Até aquele momento, seu arquirrival Real Madrid já havia vencido seis títulos europeus, enquanto o Barcelona havia perdido a única final disputada até então, contra o Benfica em 1960/61. Digamos que enquanto o Real Madrid era um clube de nível continental, o Barcelona se restringia ao nacional e nas duas vezes que teve a chance de vencer o continental, perdeu. O Barça só veio a se tornar campeão da Liga dos Campeões na temporada 1990/91 ao bater a Sampdoria na final em Wembley.

Nacionais em nível continental, as finais da Liga dos Campeões com clubes do mesmo país

Apesar da vasta história, o confronto entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique será apenas a quarta final de Liga dos Campeões com clubes do mesmo país.

O primeiro ocorreu apenas na edição 1999/2000 no Stade de France, Saint-Denis envolvendo os espanhóis Real Madrid e Valência. Os valencianos não repetiram na final o bom futebol que vinham apresentando e tomaram de 3 a 0.



Em 2002/03, foi a vez dos italianos monopolizarem a final. Milan e Juventus empataram por 0 a 0 no tempo normal e prorrogação e foi preciso os penaltis para que o Milan conquistasse no estádio Old Trafford, Manchester, seu sexto título.



Já em 2007/08, dois times ingleses entraram em campo no estádio Lujniki, Moscou. Mancheter United e Chelsea empataram por 1 a 1, com os "Diabos Vermelhos" se sagrando campeões nos penaltis.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: