As semifinais dos Jogos Olímpicos de 1980 em Moscou


O futebol nos jogos de 1980 contaram com quatro seleções socialistas na semifinal do torneio. Mas numa análise fria, conseguimos entender os motivos. Esses jogos contaram com o boicote liderado pelos Estados Unidos em protesto à invasão do Afeganistão pela União Soviética. Com isso, grandes seleções europeias ficaram de fora.

Além disso, quando olhamos os classificados sul americanos percebemos o porquê do fraco desempenho do continente. A Argentina, campeã do pré-olímpico, aderiu ao boicote dos Estados Unidos e o terceiro colocado Peru, também o fez, sobrando a segunda vaga para a Venezuela, que se juntou aos vices do pré-olímpico, Colômbia.

As quartas de final foram as mais previsíveis da história olímpica, com União Soviética e Kuwait, Tchecoslováquia e Cuba, Alemanha Oriental e Iraque e Iugoslávia e Argélia.

No dia 29 de julho adentraram nos gramados dos estádios Luzhniki e Dynamo, ambos em Moscou, respectivamente, Alemanha Oriental e União Soviética e Iugoslávia e Tchecoslováquia. Vitórias alemã por 1 a 0 e tchecoslovaca por 2 a 0.

Na disputa pelo bronze, no dia 1 de agosto no estádio Dynamo, a seleção da casa venceu a Iugoslávia por 2 a 0.




No dia seguinte, no estádio Luzhniki, a Tchecoslováquia bateu a Alemanha Oriental por 1 a 0.


Tchecoslováquia ouro, Alemanha Oriental prata e União Soviética bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: