A Copa Centenário de Belo Horizonte foi elaborada pela Federação Mineira de Futebol, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e órgãos de imprensa, para a comemoração do centenário de fundação da capital mineira. O torneio teve transmissão da Gloibo para todo o Brasil.
O torneio foi disputado de 01 a 09 de agosto e contou com oito clubes de quatro países. O formato era simples, dois grupos com quatro times em turno único com os primeiros colocados disputando a final.
O Grupo A contava com os anfitriões América Mineiro e Atlético Mineiro, além do Corinthians e do Milan da Itália.
O Grupo B tinha o anfitrião Cruzeiro, Flamengo, Olímpia do Paraguai e Benfica de Portugal.
Os estádios utilizados foram o Independência e o Mineirão, ainda com suas roupagens antigas.
Grupo A:
O primeiro jogo foi um empate por 1 a 1 entre América e Corinthians no Independência. O time americano era bom e no final do ano acabou conquistando a Série B do Brasileiro.
No dia seguinte entrou em campo o destaque do torneio, o poderoso Milan, então um dos melhores times do mundo, que contava com Costacurta, Maldini, Savicevic, Bogarde, Boban e o artilheiro Weah, dentre outros craques. Essa partida marcou também a despedida dos gramados do ídolo Toninho Cerezo, que jogou 20 minutos usando a camisa com o número 100.
Na segunda rodada, Corinthians e Milan empataram por 0 a 0, enquanto no clássico local, Galo e Coelho ficaram no 2 a 2.
Com quatro empates até então, tudo se decidiria na terceira rodada. O Milan, principal candidato e em início de temporada decepcionou e no final das contas veio apenas dar ritmo de jogo aos seus jogadores e ganhar um bom dinheiro para disputa.
No jogo entre América e Milan, empate por 1 a 1, já no jogo entre Atlético e Corinthians, vitória mineira por 4 a 2. O Galo estaria na final.
Grupo B:
O Grupo B se mostrou menos equilibrado. Cruzeiro e Flamengo dominaram as ações, enquanto o Benfica acabou sendo o saco de pancadas do torneio, sofrendo duas goleadas para os times brasileiros.
Na primeira rodada um empate por 2 a 2 entre Flamengo e Olímpia e uma boa vitória cruzeirense sobre o Benfica por 4 a 1.
Na segunda rodada outro vexame português, Flamengo 5 a 2 sobre o Benfica, enquanto o Cruzeiro venceu o Olímpia por 1 a 0.
Última rodada. Olímpia e Benfica fizeram um amistoso de luxo. Não por menos o jogo terminou empatada por 0 a 0. Já Cruzeiro e Flamengo decidiriam quem iria para a final contra o Atlético. Um empate favorecia o Cruzeiro, mas o clube mineiro venceu por 2 a 1.
Final:
Atlético e Cruzeiro fariam a final. Para comemorar o centenário de Belo Horizonte, nada melhor do que o maior clássico da cidade. Ao final da partida, 2 a 1 para o Galo e o título histórico para o clube alvinegro.
Jogo completo:
Foi um ano mágico para os clubes de Belo Horizonte. Atlético campeão pela segunda vez da Copa Conmebol, América campeão da série B do Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro campeão pela segunda vez da Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário