Brasil contra o Exército Vermelho

Ao longo da história o Brasil enfrentou a União Soviética em seis oportunidades com as seleções principais. Retrospecto amplamente favorável ao Brasil, que venceu cinco partidas e empatou uma. 

Os confrontos mais importantes foram válidos pelas Copas de 1958, em Gotemburgo, Suécia e 1982, em Sevilha, Espanha. Ambos os jogos terminaram em vitória Canarinho pelos placares de 2 a 0 e 2 a 1 respectivamente.

 

Copa do Mundo - Gotemburgo - 1958




Copa do Mundo - Sevilha - 1982





Além desses jogos, houveram quatro amistosos. Em 1965 Brasil e União Soviética se enfrentaram em duas oportunidades. Vitória brasileira em Moscou por 3 a 0 e empate no Rio de Janeiro por 2 a 2.

 Amistoso - Moscou - 1965




Amistoso - Rio de Janeiro - 1965




Depois dessas partidas, as duas seleções só voltaram a se enfrentar em 1973, com o placar apontando 1 a 0 para o Brasil na capital soviética, Moscou.

Amistoso - Moscou - 1973




O quarto amistoso ocorreu em 1976 no Rio de Janeiro, vitória brasileira por 2 a 0.


Amistoso - Rio de Janeiro - 1976




Já quando o assunto são as seleções olímpicas, os vermelhos levam, vantagem. Por contarem com jogadores na prática profissionais, mas na teoria amadores, já que eram considerados funcionários públicos e não atletas, os soviéticos, bem como outras seleções do bloco socialista disputavam as Olimpíadas na prática com suas seleções principais. Na época não havia restrição de idade, como hoje, 23 anos, mas ao profissionalismo, logo atletas amadores de todas as idades podiam disputar os jogos.

Nesta conjuntura, Brasil e União Soviética se confrontaram na final dos Jogos Olímpicos de Seul, Coreia do Sul, em 1988. O Brasil contava com uma excelente seleção, com jogadores que mais tarde se tornariam a base para as Copas seguintes, como Romário e Taffarel, mas os jovens craques não resistiram aos "profissionais" soviéticos e perdemos por 2 a 1.

Jogos Olímpicos - Seul - 1988




Um comentário:

  1. a derrota nossa pra união soviética em seul foi triste muito triste aquela equipe maravilhosa nossa formada por carlos alberto silva não merecia ter perdido as olimpíadas não, timaço muito bom que deveria ser a base da seleção da copa de 90!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: