O bi-mundial do Tricolor Paulista 1992/93

O Tricolor Paulista venceu a primeira Copa Libertadores de sua história em 1992 e conseguiu o bicampeonato logo no ano seguinte. 

Na primeira conquista o adversário foi o Newell's Old Boys da Argentina. Em uma final apertada, o São Paulo venceu nos penaltis. Já a segunda conquista foi bem mais tranquila. após uma goleada por 5 a 1 sobre o Universidade Católica do Chile no primeiro jogo.

Pelo lado europeu, 1992 viu o triunfo do Barcelona sobre a Sampdoria na Copa dos Campeões em 1992 e o triunfo do Olympique de Marselha em 1993 sobre o Milan.


Desta maneira, em 1992 São Paulo e Barcelona disputaram no Estádio Nacional de Tóquio, a Copa Europeia/Sulamericana, título considerado o Mundial de Clubes na época. O forte time catalão saiu na frente com Stoichkov, mas Raí empatou e em uma cobrança de falta fenomenal virou a partida para o São Paulo.

A partir da década 1980, quando a Copa Intercontinental se tornou Copa Toyota, a UEFA passou a obrigar os clubes europeus a assinarem um contrato, antes de entrarem na Copa dos Campeões da Europa, segundo o qual eles seriam obrigados a disputar a Copa Toyota (mesmo se não quisessem) ao vencerem a Copa dos Campeões da Europa, e caso não disputassem a Copa Toyota, sofreriam sanções pesadas por quebra de contrato. Esses fatos pesaram na decisão do Barcelona de disputar a Copa Toyota de 1992 contra o São Paulo, sendo que o clube espanhol chegou a cogitar não disputar a competição naquele ano. Apesar disto, o time europeu apresentou-se aguerrido em campo e em momento algum facilitou as ações são-paulinas.





Já em 1993, o Milan, vice-campeão da Copa dos Campeões, substituiu o Olympique de Marselha, suspenso pela UEFA por um escândalo de compra de árbitros no Campeonato Francês.

O jogo vinha super equilibrado, com o São Paulo abrindo o placar no primeiro tempo e o Milan empatando logo no início do segundo. O Tricolor ainda chegou a abrir vantagem novamente, contudo sofreu novo empate. O jogo parecia caminhar para a prorrogação, mas aos 41 minutos, o atacante Müller recebeu lançamento de Toninho Cerezo e, na confusão do goleiro Rossi com um defensor italiano, a bola bateu no calcanhar do atacante são-paulino, que só teve tempo de se virar e ver a bola caminhando rumo às redes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: