Minhas memórias acerca da Copa de 1994 começaram antes mesmo dela iniciar. Me lembro bem da surpresa que foi a classificação da Bolívia num grupo que tinha Brasil e Uruguai graças a altitude. Estive presente no Mineirão na partida entre Brasil x Venezuela. A contestada seleção brasileira venceu por 4 x 0, mas mesmo assim foi muito criticada. Os ingressos para a partida foram vendidos nas agências da Caixa Econômica Federal e as filas eram gigantes.
Eliminatórias - Brasil x Venezuela
No último jogo das eliminatórias, Parreira e Zagallo não tiveram escolha, diante do risco de não classificação, convocaram Romário. O Baixinho assinalou os dois gols da vitória brasileira.
Eliminatórias - Brasil x Uruguai
Outros fatos marcantes dessas eliminatórias foram, a primeira derrota do Brasil na história das eliminatórias, 2 x 0 para a Bolívia em La Paz e a vitória acachapante da Colômbia sobre a Argentina em plena Buenos Aires por 5 x 0. A Argentina ficou em segundo num grupo onde apenas o primeiro se classificava direto e teve que disputar a repescagem com a Austrália.
Eliminatórias - Bolívia x Brasil
Eliminatórias - Argentina x Colômbia
A Argentina quase não se classificou, mas outras seleções tradicionais não tiveram a mesma sorte. A França que já havia ficado de fora da Copa de 1990 também não se classificou para 1994. A Inglaterra e a Dinamarca, então campeã européia, também não se classificaram.
Com a dissolução da União Soviética, a Rússia apareceu como sucessora, se classificando. Iugoslávia vivia uma guerra civil e nem participou das eliminatórias. A Tchecoslováquia se desmembrou em República Tcheca e Eslováquia no meio das eliminatórias. Mesmo disputando o torneio ainda como uma única nação, sem motivação, perderam a vaga para a Bélgica.
Na África, Zâmbia era tida como favorita, mas um acidente aéreo matou boa parte da equipe e acabaram perdendo a vaga para Marrocos.
Partes I, II, III, IV, V, VI, VII (Final)
Na África, Zâmbia era tida como favorita, mas um acidente aéreo matou boa parte da equipe e acabaram perdendo a vaga para Marrocos.
Partes I, II, III, IV, V, VI, VII (Final)
Nenhum comentário:
Postar um comentário