Uruguai x Argentina, a história do Clássico do Rio da Prata

Se hoje não é a partida entre seleções de maior rivalidade do mundo, não há como negar que é um confronto repleto de história e de grande rivalidade. Rivalidade essa que extrapola o âmbito esportivo. Por razões políticas e históricas sempre houveram rusgas entre as duas nações.

Somando-se a isso, o chamado "Clássico do Rio da Prata" é o confronto entre seleções mais antigo ocorrido fora das Ilhas Britânicas. O primeiro jogo ocorreu em Montevidéu no dia 16 de maio de 1901 e terminou com triunfo argentino por 3 a 2. De lá pra cá, este é o jogo entre selecionados nacionais com mais partidas ao longo da história. 

"El Clásico" é responsável por momentos históricos no cenário esportivo sulamericano, seja na Copa América, torneios amistosos, eliminatórias ou pré-olímpicos, mas por três vezes o confronto extrapolou a conotação regional. 


O primeiro jogo com este estatus foi a final olímpica dos Jogos de Amsterdã em 1928. Na realidade houveram duas partidas, já que a primeira terminou empatada por 1 a 1, sendo necessário o jogo desempate, que terminou com triunfo celeste por 2 a 1. Foi a segunda medalha de ouro uruguaia.

Segunda partida da final olímpica de 1928




Dois anos depois, em 1930, as duas seleções, as melhores do mundo na época, voltaram a se encontrar em uma final. Desta vez tratou-se da final da primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai. O jogo ocorreu no lendário estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 30 de julho. Ao final do primeiro tempo, 2 a 1 para a Argentina, mas no segundo tempo veio a reação da seleção local e a vitória uruguaia por 4 a 2.

Final da Copa do Mundo de 1930




Já na Copa do Mundo de 1986, foi a vez dos albicelestes triunfarem. Nas oitavas de final, eliminaram o Uruguai após uma vitória por 1 a 0 em Puebla no dia 16 de junho.

Oitavas de final da Copa do Mundo de 1986




Algumas outras partidas valem destaque. Tratam-se dos triunfos uruguaios em solo argentino válidos pela Copa América de 1987, em Buenos Aires, quando na semifinal, os celestes venceram os donos da casa por 1 a 0 e conquistaram o título sobre o Chile em plena Buenos Aires; e mais recentemente, em 2011, na cidade de Santa Fé, o Uruguai deu mais um golpe nos brios albicelestes ao novamente eliminar a Argentina em uma Copa América disputada em solo argentino. O jogo terminou 1 a 1 no tempo normal, com vitória uruguaia nos penaltis. Também neste caso, o Uruguai sagrou-se campeão. Tais feitos, até o presente momento, nunca foram igualados pelos argentinos.

Copa América de 1987



Copa América de 2011





No confronto geral, até o presente momento, são 182 jogos, com 85 vitórias argentinas, 42 empates e 55 vitórias uruguaias. Porém, a despeito do melhor desempenho argentino no confronto direto, percebe-se pela história deste clássico que os triunfos uruguaios tiveram uma magnitude maior. Ambas as seleções são bicampeãs mundiais e olímpicas. Em se tratando de Copas Américas, os uruguaios levam a vantagem de 15 títulos contra 14 argentinos. 

Pode não superar a rivalidade atual entre Brasil e Argentina, mas que é um jogo que qualquer amante do futebol gosta de assistir, isso é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: