Atlético Mineiro x Olimpia - Final da Copa Conmebol de 1992

A Libertadores 2013 não será a primeira vez que Atlético Mineiro e Olimpia decidem um torneio sulamericano.

Em 1992, os dois clubes decidiram a edição inaugural da Copa Conmebol. Já tradicional força continental, os paraguaios acabaram derrotados pelos brasileiros, que conquistaram assim seu primeiro título internacional (excetuando-se torneios).

No jogo de ida, dia 16 de setembro, o Galo venceu por 2 a 0 em Belo Horizonte. Já na volta, dia 23 de setembro, vitória do Olimpia por 1 a 0.

Vídeo com a campanha do Atlético nos jogos no Mineirão e as duas finais.






Ben Johnson e a final dos 100 metros rasos dos Jogos Olímpicos de Seul 1988

Nascido na Jamaica, Ben Johnson migrou com sua família para o Canadá em 1976. Lá, seu talento como velocista foi moldado e o atleta passou a defender as cores do país.

Ao final da década de 1980 rivalizava com a lenda velocista estadunidense Carl Lewis.

Em 30 de agosto de 1987, em Roma, Johnson marcou 9,83 na prova dos 100 metros, baixando em impressionantes 10 centésimos de segundo o melhor tempo até então, que era de 9,93. Foi a primeira vez que o atleta bateu o recorde mundial.

Jogos Olímpicos de Seul, 1988. No dia 24 de setembro lá estava novamente Johnson na final. Ele corre isolado e crava 9,79, melhorando em 4 centésimos de segundo seu próprio recorde. Em um ano, Johnson baixou o recorde mundial dos 100 metros rasos de 9,93 para 9,79. O mundo estava atônito. Tratava-se de algo impressionante!!!

Porém o gostinho durou pouco. Ele foi campeão olímpico por apenas 48 horas. Johnson perdeu a medalha de ouro, os recordes e a reputação, ao ser flagrado no mais conhecido caso de doping na história dos esportes em geral.

Para se ter uma ideia to tamanho de sua "façanha". O tempo do seu segundo recorde, 9,79, só foi atingido realmente em 1999, mais de uma década depois, quando Maurice Greene dos Estados Unidos bateu o recorde mundial dos 100 metros rasos.


Brasil x Estados Unidos - Final do basquete masculino nos Jogos Pan Americanos de 1987

A partir de agora o Futebol Nostálgico passará a abordar também outros esportes.

Apesar da história do futebol ser rica, é justo que outros esporte tenham espaço neste blog. Tomei essa decisão após perceber que minhas lembranças esportivas iam além do futebol. Você que curte o Futebol Nostálgico não se preocupe, pois continuarei abordando a história desse esporte fascinante. Aproveite e aprecie também a história dos outros esportes.

Para inaugurar então essa nova fase, nada melhor do que um dos jogos de basquete mais famosos da história. A partida ocorreu no dia 23 de agosto e foi válida pela final do torneio de basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987. Foi a primeira vez que a seleção estadunidense masculina de basquete perdeu um jogo em casa e a primeira vez que tomou mais de cem pontos diante de seus torcedores.



Na época, esta era considerada a maior conquista do esporte nacional desde a Copa do Mundo de futebol de 1970. O próprio site do USA Basketball, na seção em que conta a história deste jogo, classifica a atuação do time brasileiro como “uma exibição ofensiva que muitos jamais se esquecerão”. Além disso, a derrota foi um dos fatores que levaram os EUA a mais tarde convocar atletas profissionais para a sua seleção de basquete, que chegaria ao ápice com o "Dream Team" de 1992. 

No elenco dos Estados Unidos destacavam-se atletas que mais tarde se tornariam grandes astros da NBA, como David Robinson (futuro integrante do Dream Team de 1992), Rex Chapman, Dan Majerle e Danny Manning. Já a seleção brasileira não assustava muito o técnico Denny Crum. A única tática necessária para garantir o ouro, segundo ele, era uma defesa forte em cima de Oscar e Marcel que, ainda segundo o técnico, tinham uma precisão muito grande nos arremessos.

O primeiro tempo (o jogo de basquete ainda era dividido em dois tempos na época) pareceu promissor para o time da casa. O placar assinalou 68 a 54 para os Estados Unidos e parecia que a medalha de ouro já tinha dono, porém...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: