Brasil x Estados Unidos - Final do basquete masculino nos Jogos Pan Americanos de 1987

A partir de agora o Futebol Nostálgico passará a abordar também outros esportes.

Apesar da história do futebol ser rica, é justo que outros esporte tenham espaço neste blog. Tomei essa decisão após perceber que minhas lembranças esportivas iam além do futebol. Você que curte o Futebol Nostálgico não se preocupe, pois continuarei abordando a história desse esporte fascinante. Aproveite e aprecie também a história dos outros esportes.

Para inaugurar então essa nova fase, nada melhor do que um dos jogos de basquete mais famosos da história. A partida ocorreu no dia 23 de agosto e foi válida pela final do torneio de basquetebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987. Foi a primeira vez que a seleção estadunidense masculina de basquete perdeu um jogo em casa e a primeira vez que tomou mais de cem pontos diante de seus torcedores.



Na época, esta era considerada a maior conquista do esporte nacional desde a Copa do Mundo de futebol de 1970. O próprio site do USA Basketball, na seção em que conta a história deste jogo, classifica a atuação do time brasileiro como “uma exibição ofensiva que muitos jamais se esquecerão”. Além disso, a derrota foi um dos fatores que levaram os EUA a mais tarde convocar atletas profissionais para a sua seleção de basquete, que chegaria ao ápice com o "Dream Team" de 1992. 

No elenco dos Estados Unidos destacavam-se atletas que mais tarde se tornariam grandes astros da NBA, como David Robinson (futuro integrante do Dream Team de 1992), Rex Chapman, Dan Majerle e Danny Manning. Já a seleção brasileira não assustava muito o técnico Denny Crum. A única tática necessária para garantir o ouro, segundo ele, era uma defesa forte em cima de Oscar e Marcel que, ainda segundo o técnico, tinham uma precisão muito grande nos arremessos.

O primeiro tempo (o jogo de basquete ainda era dividido em dois tempos na época) pareceu promissor para o time da casa. O placar assinalou 68 a 54 para os Estados Unidos e parecia que a medalha de ouro já tinha dono, porém...



Faziam-se apenas cinco anos que a linha dos três pontos tinha sido adicionada ao jogo. Era ainda inexplorada por muitos e foi assim que o Brasil venceu os EUA, explorando os arremessos de três de Marcel e Oscar. O último tinha anotado apenas 11 pontos no primeiro tempo. No segundo, anotou 35. Encaixou nada menos do que seis bolas de três e terminou a contenda com 46 pontos, tendo acertado 7 arremessos de 3 pontos, em 15 tentativas (46,7%). Marcel repetiu Oscar e marcou apenas 11 pontos na etapa inicial. Na final, adicionou mais 20 e terminou a partida com 31. Os dois, juntos, anotaram 55 dos 66 pontos do Brasil no segundo tempo. Ao final da partida, o Brasil tinha anotado 39 pontos nas bolas triplas e os EUA apenas seis (acertaram dois em 11 arremessos de três pontos tentados).


O mundo via atônito uma virada espetacular. No segundo tempo o Brasil anotou 66 pontos contra 47 dos Estados Unidos. No final 120 a 115.

Após o jogo houve um atraso na premiação. Diz a lenda que foi porque no ginásio não tinha o hino do Brasil e a organização teve que sair correndo para buscar em outro lugar.

Campanha da seleção brasileira



Final - Jogo Completo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: