Vasco da Gama x Palmeiras - Final da Mercosul de 2000


Na edição de 2000 do torneio que envolvia participantes do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, a final foi brasileira. Vasco e Palmeiras chegaram no confronto final. O clube carioca chegou na decisão após ficar em segundo num grupo que tinha ainda Atlético Mineiro, Peñarol e San Lorenzo e passar por Rosário Central nas quartas e River Plate nas semi. Já o time paulista, ficou em segundo num grupo que tinha Cruzeiro, Universidad Católica e Independiente e passar, novamente, por Cruzeiro nas quartas e Atlético nas semi.

O primeiro jogo da decisão ocorreu em São Januário no dia 06 de dezembro e terminou com uma vitória vascaína por 2 a 0. A segunda partida ocorreu no Palestra Itália no dia 12 de dezembro e foi vencida pelo Palmeiras por 1 a 0. Conforme regia o regulamento, a final seria disputada em três jogos, com a vantagem sendo dada ao time com melhor campanha, no caso, o alviverde. Assim sendo no dia 20 de dezembro novamente as equipes adentraram no gramado do mesmo Palestra Itália para a derradeira final. 

Aos 36 minutos da etapa inicial o Palmeiras abriu o placar e imediatamente ampliou. No último minuto do primeiro tempo, o time paulista marcou o terceiro e a torcida palmeirense já comemorava o título. Na segunda etapa, o Vasco encostou no placar. Em seguida, o zagueiro vascaíno Junior Baiano foi expulso e com um homem a menos parecia que a reação carioca terminaria por ali. Porém, em uma das viradas mais épicas da história do futebol, o Vasco da Gama assinalou mais dois gols, o último nos acréscimos e sagrou-se campeão do torneio.

Gols do Palmeiras: Arce 36'pen.; Magrão 37'; Tuta Gol 45'.
Gols do Vasco: Romário 59'pen; Romário 68'pen; Juninho Paulista 86'; Romário 90+3'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: