Ilhas Faroé x Áustria - 1990 - Eliminatórias para a Euro 92

As Ilhas Faroé são um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. Com uma população pouco superior a 49 mil habitantes, sua seleção está entre as mais fracas do mundo. Contudo, isto não impediu a seleção faroesa de fazer suas gracinhas.


A filiação à FIFA veio em 1988. A primeira partida foi um amistoso contra a Islândia no dia 24 de agosto de 1988 que terminou em derrota por 1 a 0. A primeira vitória aconteceu logo no confronto seguinte, contra o Canadá no dia 14 de abril de 1989. Novamente um amistoso e um placar de 1 a 0. Mas obviamente, se ainda hoje a seleção canadense não é lá essas coisas, imaginem em 1989.

Outros dois amistosos contra os mesmos adversários foram realizados. Uma derrota para o Canadá por 1 a 0 e uma vitória sobre a Islândia por 3 a 2.


Mas eis a seleção faroesa consegue a filiação à UEFA. A tempo de disputar as eliminatórias para a Euro 92. Num grupo que tinha Iugoslávia, Dinamarca, Irlanda do Norte e Áustria, perder de pouco era a meta. A seleção teve que fazer suas partidas na Suécia, uma vez que não possuía estádios homologados.

O primeiro confronto ocorreu no dia 12 de setembro de 1990 na Suécia. O adversário seria a média, porém tradicional seleção austríaca, que havia se classificado para a Copa daquele ano. O resultado esperado seria uma derrota, afinal de contas, o futebol faroese era amador. Ilhas Faroé entrou em campo fechado, buscando perder de pouco. O tempo foi passando e nada da Áustria abrir o placar.


Eis que...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: