Relembrando a Copa de 1986 - Parte V

Partes I, II, III, IV e V (os links abrirão em outra janela). 

Chegamos às quartas de final com confrontos bem interessantes. Dois deles, principalmente, Brasil x França, lembrando que os franceses eram os atuais campeões europeus, e Argentina x Inglaterra no primeiro confronto pós Guerra das Malvinas. Além, é claro dos donos da casa contra a Alemanha Ocidental e da Bélgica contra os vice-campeões europeus, Espanha.



Nos dois últimos confrontos, vitória dos alemães e belgas nos pênaltis após empates por 0 x 0 e 1 x 1, respectivamente. Nada de anormal, afinal, o futebol mexicano não era tão forte quanto é hoje e os belgas tinham uma seleção de respeito.

Quanto à Brasil x França e Argentina x Inglaterra... Bem, suas histórias todos já conhecem. Estão entre as mais comentadas na História das Copas.

Comecemos por Brasil x França. Que jogo! Futebol ofensivo de ambos os lados, bola na trave, pênalti perdido no tempo normal, por Zico... o 1 x 1 foi um placar até magro. Nos pênaltis, vitória dos franceses com direito ao insólito lance da bola batendo na trave, nas costas do goleiro Carlos e entrando. A título de curiosidade, esse jogo ocorreu no dia 21 de junho, aniversário do Tricampenato de 1970 e de Michel Platini.





E Argentina x Inglaterra? Todos sabem... Esse jogo marcou dois dos lances mais aclamados pelos saudosistas. La Mano de Dios e o Gol do Século. Um verdadeiro drama portenho.

Mas se, por acaso, você não sabe do que estou falando, vamos lá. Em 1982, argentinos e britânicos travaram uma guerra pelo controle das ilhas Malvinas, um arquipélago próximo à costa argentina que pertence ao Reino Unido, o que é contestado pelos argentinos que a consideram parte de seu território. Os argentinos invadiram as ilhas, e não convém falar sobre contextos políticos, para mais detalhes cliquem aqui, e foram derrotados. 

Em 1986... a oportunidade de vingança, pelo menos na concepção dos argentinos. Antes mesmo do jogo, problemas com confrontos entre Barra Bravas e Hooligans. Para piorar, não bastasse essa guerra, a rivalidade entre as duas seleções já existia desde a Copa de 1966, após um confronto polêmico entre eles. Já falei sobre isso aqui no blog, clique aqui para ler.


O primeiro tempo foi morno... já o segundo... dois gols de Maradona em quatro minutos. Primeiro o de mão e no lance seguinte, outro driblando meio time inglês. A Inglaterra ainda descontaria, mas o bom time inglês cairia nas quartas para sua "caça" de quatro anos antes.




“Em 1986, vencer aquele jogo contra a Inglaterra era o suficiente. Vencer a Copa do Mundo era secundário para nós. Bater a Inglaterra era nosso verdadeiro objetivo”.Roberto Perfumo, em entrevista ao The Guardian, maio de 2002.







Em breve os quatro jogos finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: