Relembrando a Copa de 1986 - Parte III

Partes I, II, III, IV e V (os links abrirão em outra janela). 

Chegamos então a terceira parte. Na primeira falamos sobre as eliminatórias e na segunda sobre alguns grupos (clique nos links acima para vê-las. Elas abrirão em outra janela). Faltavam dois, o do Brasil e o da Dinamarca. 

O grupo E contava com Dinamarca, Alemanha Ocidental, Uruguai e Escócia. Em sua primeira Copa do Mundo, claro que a Dinamarca seria o azarão. Em sua primeira partida de Copa, venceram a Escócia por 1 x 0. Placar até normal, você diria, mas o que falar dos 6 x 1 metidos no Uruguai na segunda rodada e dos 2 x 0 enfiados na vice campeã Alemanha Ocidental?


Não por menos, o apelido de Dinamáquina!!! Um futebol ofensivo e envolvente, mas frágil defensivamente, o que acabaria gerando um preço que veremos na próxima parte.

Três vitórias e o primeiro lugar no grupo. Alemanha Ocidental e Uruguai se classificaram, com os alemães em segundo e os uruguaios em terceiro e a Escócia eliminada.

Dinamarca 6 x 1 Uruguai



Dinamarca 2 x 0 Alemanha Ocidental



E o grupo do Brasil?


Bem, no grupo do Brasil nenhuma surpresa. Brasil em primeiro, Espanha em segundo, Irlanda do Norte e Argélia eliminadas. Na primeira partida, o jogo mais difícil, vitória apertada sobre a Espanha por 1 x 0, enquanto norte irlandeses e argelinos empataram por 1 x 1. No primeiro jogo do Brasil, uma das várias gafes da organização, que tocou o Hino à Bandeira ao invés do Hino Nacional.

Na segunda rodada, uma surpreendente vitória por 1 x 0 apenas sobre a Argélia, enquanto Espanha vencia a Irlanda do Norte por 2 x 1. Finalmente, na última rodada, uma vitória mais convincente sobre a Irlanda do Norte por 3 x 0, mesmo placar da Espanha sobre a Argélia.

Brasil 1 x 0 Espanha




Brasil 1 x 0 Argélia




Brasil 3 x 0 Irlanda do Norte



A participação da Irlanda do Norte não foi lá essas coisas. Nem se tratava da primeira da seleção, que já havia jogado em 1982, mas foi suficiente para gerar um filme, Shooting for Socrates (Driblando a Guerra). A Irlanda do Norte passava por um período bastante turbulento com a Guerra Civil e os atos de terrorismo do IRA. Foi nesse cenário que se deu a preparação da seleção, algo retratado no filme.


Parte do elenco do filme, com o espanhol Sergio Mur no papel de Sócrates.

 Em breve a fase final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: