Os 5 melhores jogos do Brasil em Copas que eu vi

Minhas lembranças sobre jogos da seleção brasileira em Copas do Mundo remontam a 1990. Apesar de já ter nascido, com um e cinco anos de idade, não tenho lembranças dos jogos das Copas de 1982 e 1986 respectivamente.

Essa pequena lista é baseada no que tenho em minha memória sobre os jogos em si, como a emoção, alternâncias etc e não exclusivamente placar.

E então? Qual é sua lista?

Brasil 0 x 1 Argentina - Turim, Itália - 24 de junho de 1990

Começo com a que, até hoje é para mim a mais traumática das eliminações. O Brasil chegou nas oitavas de final após três vitórias na fase de grupos. Mesmo que tenham sido vitórias apertadas, a equipe de Lazaroni parecia estar se ajeitando em campo. Porém os Canarinhos pegariam ninguém menos do que a atual campeã do mundo Argentina.


O maior clássico sulamericano, quem sabe do mundo, em terras italianas por uma Copa do Mundo. Não me assustei. Um ano antes o Brasil havia vencido a Argentina por 2 a 0 na Copa América e além disso a seleção liderada por Maradona vinha muito mal. Se classificou como terceira colocada no grupo após derrota para Camarões, empate com Romênia e vitória sobre a União Soviética.


Durante a partida era clara essa diferença. O Brasil atacou uma Argentina acuada. Pelo futebol que vinha sendo apresentado em campo, nem passava pela minha cabeça que o Brasil seria derrotado. Jogo movimentado, catimba, um clássico!!! Nos últimos minutos de jogo, quando eu já estava aceitando o fato de que iriamos ter que vencer na prorrogação, contra-ataque argentino, Maradona no meio de campo avança e entre não sei quantos jogadores brasileiros dá o toque de gênio que conseguiu uma brecha e colocou Caniggia na cara do gol, drible em Taffarel e gol argentino.


A seleção ainda teve chance, mas Müller perdeu um gol incrível. Me lembro que rasguei a camisa e fiquei emburrado por dias. Coisas de uma criança de 9 anos...




Brasil 3 x 2 Holanda - Dallas, Estados Unidos - 09 de julho de 1994

Me lembro como se fosse ontem! Assisti ao jogo na casa de minha tia. Primeiro tempo movimentado, mas sem gols. Estava tudo guardado para o segundo tempo. O Brasil abre 2 a 0, com Romário e Bebeto. Enquanto ainda era exibidas as repetições do segundo gol brasileiro, a câmera corta repentinamente, era o primeiro gol da Holanda. Pouco tempo depois o segundo.

 
Alguns minutos mais tarde, Branco arranca, comete falta não marcada pelo árbitro e logo depois sofre a falta, essa sim assinalada. Depois de muito empurra-empurra o próprio Branco se ajeita para a cobrança. A distância é grande. Ele corre e de seu pé sai uma bomba que acha um caminho exato no meio de tantos jogadores na área Laranja. A bola ainda bate no pé da trave antes de estufar as redes.



Apenas nas repetições podemos notar a esticada de coluna dada por Romário para evitar que a bola acertasse suas nádegas e fosse para a linha de fundo.






Brasil 3 x 2 Dinamarca - Nantes, França - 03 de julho de 1998

A Dinamáquina voltava a uma copa depois de 1986. O título da Euro 1992 e a traumática desclassificação na última rodada das eliminatórias para a Copa de 1994 diante da Espanha  mostrava que apesar de afastada por dois mundiais os dinamarqueses ainda tinham uma boa seleção. Em campo os atuais campeões mundiais contra a geração que surpreendeu o mundo em 1992. Quem vencesse pegaria Holanda ou Argentina nas semifinais.



Apesar de todo talento do seu selecionado, a Dinamarca não teve vida fácil na primeira fase. Se classificou em segundo após uma vitória apertada sobre a Arábia Saudita, um empate contra a África do Sul e uma derrota para a França. Contudo, mostraram estar vivos com uma goleada sobre a Nigéria por 4 a 1 nas oitavas de final.


Inicia-se a partida e logo no início os dinamarqueses abrem o placar. Pouco tempo depois o Brasil empata. Ainda no primeiro tempo a virada Canarinho. Começa a segunda etapa e novamente um gol no início, o empate da Dinamarca após uma irresponsabilidade do lateral Roberto Carlos. Algum tempo depois o terceiro gol brasileiro. Era o gol da vitória!



Brasil 1 x 1 Holanda - Marselha, França - 07 de julho de 1998

O Brasil havia vencido a Dinamarca em uma partida empolgante e pegaria a Holanda que eliminou a Argentina numa partida não menos empolgante com um gol no penúltimo minuto de jogo. Novamente Brasil e Holanda em uma Copa do Mundo. Em 1994 protagonizaram um jogão e a expectativa era de que isso se repetisse.


O jogo foi lá e cá os 90 minutos. Logo no início do segundo tempo o Brasil marcou. A Holanda conseguiu seu empate aos 42 do segundo tempo, quando o time brasileiro já contava com o resultado. O jogo foi totalmente franco e o placar de 1 a 1 é extremamente pequeno diante de tamanha ofensividade. Após prorrogação, com gol de ouro diga-se, penaltis! Taffarel brilhou e o Brasil chegou na final. Não chego a tanto, mas para alguns entusiastas, esse foi o melhor jogo de todas as Copas do Mundo.




Brasil 2 x 1 Inglaterra - Shizuoka, Japão - 21 de junho de 2002

Esse foi o jogo do penta. Nesta partida o Brasil se assumiu como candidato. Após passar por um grupo fraco com Turquia, China e Costa Rica e passar sufoco nas oitavas contra a Bélgica, O Brasil pegava a embalada Inglaterra que passou por um grupo difícil com Argentina, Nigéria e Suécia e que tinha metido 3 a 0 na Dinamarca nas oitavas.


O Brasil enfrentaria um estádio repleto de ingleses e seus cânticos. Para piorar, o zagueiro Lúcio falha tenebrosamente e dá o primeiro gol para a Inglaterra. O Brasil então passou a atacar. Finalmente nos acréscimos do primeiro tempo veio o empate. No segundo tempo uma falta despretensiosa pedia por um cruzamento. Ronaldinho parte, a bola sobe, sobe, sobe e parece que vai para linha de fundo, subitamente ela começa a descer encobrindo o goleiro. Gol sem querer? Enfim, era o gol da virada. Para completar a angústia, o mesmo Ronaldinho foi expulso e o Brasil teve que se segurar com um a menos.



Um comentário:

  1. 3 desses jogos também estão entre os meus favoritos de todos os tempos:
    Brasil x Argentina em 1990, e os 2 jogos contra a Holanda citados.

    Vou aproveitar pra fazer propaganda do meu site (sem querer ser chato).
    Vendo posteres e quadros, e tem uma seção só para minha paixão por Futebol Nostálgico. Espero que gostem hehehe:
    http://www.studiomarrom.com.br

    valeu e parabéns pela página!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: