Bragantino x Novorizontino - A final caipira do Paulista de 1990

O regulamento do Campeonato Paulista de 1990 era extremamente confuso. A princípio, as 24 equipes participantes se dividiam em dois grupos de 12 cada. No Grupo I, grupo onde estavam os grandes, classificavam 7 equipes e no grupo II, 5 equipes. 

Os não classificados disputaram uma repescagem dividida em dois grupos onde o vencedor de cada grupo também se classificava para a segunda fase.

Apesar de participar do grupo I, o São Paulo teve que disputar a repescagem, porém mesmo assim perdeu a vaga em seu grupo para o Botafogo de Ribeirão Preto.

C.A. Bragantino campeão paulista de 1990

A segunda fase seria composta portanto por 14 equipes, as 7 do grupo I, 5 do grupo II e 2 oriundas da repescagem.

Estes 14 times dividiram-se em dois grupos onde o vencedor de cada grupo disputava a final. No Grupo Preto os favoritos eram Corinthians e Santos, enquanto no Grupo Vermelho o favorito era o Palmeiras. Contudo, surpreendendo a todos os prognósticos, Bragantino ficou a frente de Santos e Corinthians tornando-se o primeiro colocado do grupo, enquanto o Novorizontino ficou com a vaga no outro grupo.

Final inédita e interiorana no Paulista de 1990.

Por ter melhor campanha no geral, o Bragantino tinha a vantagem de dois resultados iguais, além de jogar a segunda partida em Bragança Paulista.

Pelo insólito, me lembro de ter acompanhado essa final com muito interesse. No final, dois resultados por 1 a 1 no tempo normal, com o Bragantino conseguindo segurar o 0 a 0 na prorrogação e sagrando-se campeão.



Os finalistas revelaram três jogadores campeões do mundo na Copa de 1994: Mauro Silva, do lado do Bragantino, e Márcio Santos e Paulo Sérgio, do lado do Novorizontino. Essa final caipira revelou além de grandes jogadores, dois técnicos que fizeram fama nacionalmente como Nelsinho Baptista e Vanderlei Luxemburgo. Isso mostra que apesar de desacreditados, os dois times eram fortes.

A fama do Bragantino foi curta e o clube logo voltou às divisões intermediárias. O Novorizontino, com problemas financeiros, está afastado de competições profissionais desde 1999.

Grêmio Novorizontino vice-campeão paulista de 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: