As medalhas olímpicas do Brasil - Parte I - A prata de Los Angeles 1984

Finalmente o ouro veio. Antes, porém, várias vezes ele bateu na trave. Algumas vezes por falta de sorte, outras por enfrentarmos adversários mais fortes e outras por incompetência mesmo. Vamos começar uma série no FN. Vamos relembrar as outras medalhas olímpicas do nosso futebol.

Não farei uma descrição precisa e detalhada de cada torneio. Apenas citarei fatos e momentos que são importantes para a seleção brasileira dentro da competição.

Nossa primeira medalha foi a prata em Los Angeles em 1984. Vamos a alguns fatos. 


Essa edição contou com o boicote socialista comandado pela União Soviética e as seleções que compunham o bloco socialista e cujos jogadores eram profissionais travestidos de amadores, não compareceram. 

Os jogos foram disputados em Pasadena (região de Los Angeles), Boston, Annapolis e Stanford (região de São Francisco). Dessas quatro sedes, duas foram usadas 10 anos depois na Copa do Mundo, Pasadena, com o seu Rose Bowl, onde o Brasil jogou a final e a semifinal da Copa de 1994, e Stanford, com seu Stanford Stadium, onde o Brasil jogou contra Rússia e Camarões na primeira fase e os Estados Unidos nas oitavas.

Até essa medalha, o melhor resultado brasileiro tinha sido o quarto lugar em Montreal em 1976, quando perdemos o bronze para a União Soviética. Em contrapartida, nossos rivais Uruguai, com dois ouros e Argentina, com uma prata, já eram medalhistas olímpicos. Por isso mesmo, essa conquista foi muito valorizada.


A base da seleção de 1984 era o time do Internacional. Dos 17 jogadores, 11 foram cedidos pela equipe de Porto Alegre. O goleiro Gilmar e o meia Dunga eram os destaques daquela seleção. Ambos viriam a ser campeões mundiais em 1994 no mesmo estádio onde conseguiram a prata.


Foi a primeira vez que atletas profissionais eram admitidos. A única ressalva era que o jogador nunca tivesse disputado partidas de eliminatórias e Copa do Mundo pela sua seleção. Adiante, a restrição passou a ser etária, como vigora atualmente.

Na primeira fase, o Brasil derrotou a Arábia Saudita, Alemanha Ocidental e Marrocos. Nas quartas passou pelo Canadá nos pênaltis após empate por 1 a 1.



Nas semi, ganhou da Itália por 2 a 1 com um gol na prorrogação. Na final, perdeu para a França por 2 a 0.




São Paulo x Dinamarca 1996

Em 1995 e 1996 o Estádio do Morumbi passou por sérios problemas estruturais. Interditado e reformado, teve aos poucos sua capacidade de público sendo liberada.


O jogo de "reinauguração" foi marcado para o dia 13 de julho de 1996, contra a Seleção Sub-23 da Dinamarca. O SBT transmitiu e patrocinou a partida. Ao final da partida, um empate por 1 a 1 diante de um público de pouco mais de 18 mil torcedores.

Dias antes, essa mesma seleção havia sido goleada por 5 a 1 pela seleção olímpica brasileira em Florianópolis na última partida da seleção antes de rumar para os Estados Unidos para as Olimpíadas de Atlanta. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: