As medalhas olímpicas do Brasil - Parte I - A prata de Los Angeles 1984

Finalmente o ouro veio. Antes, porém, várias vezes ele bateu na trave. Algumas vezes por falta de sorte, outras por enfrentarmos adversários mais fortes e outras por incompetência mesmo. Vamos começar uma série no FN. Vamos relembrar as outras medalhas olímpicas do nosso futebol.

Não farei uma descrição precisa e detalhada de cada torneio. Apenas citarei fatos e momentos que são importantes para a seleção brasileira dentro da competição.

Nossa primeira medalha foi a prata em Los Angeles em 1984. Vamos a alguns fatos. 


Essa edição contou com o boicote socialista comandado pela União Soviética e as seleções que compunham o bloco socialista e cujos jogadores eram profissionais travestidos de amadores, não compareceram. 

Os jogos foram disputados em Pasadena (região de Los Angeles), Boston, Annapolis e Stanford (região de São Francisco). Dessas quatro sedes, duas foram usadas 10 anos depois na Copa do Mundo, Pasadena, com o seu Rose Bowl, onde o Brasil jogou a final e a semifinal da Copa de 1994, e Stanford, com seu Stanford Stadium, onde o Brasil jogou contra Rússia e Camarões na primeira fase e os Estados Unidos nas oitavas.

Até essa medalha, o melhor resultado brasileiro tinha sido o quarto lugar em Montreal em 1976, quando perdemos o bronze para a União Soviética. Em contrapartida, nossos rivais Uruguai, com dois ouros e Argentina, com uma prata, já eram medalhistas olímpicos. Por isso mesmo, essa conquista foi muito valorizada.


A base da seleção de 1984 era o time do Internacional. Dos 17 jogadores, 11 foram cedidos pela equipe de Porto Alegre. O goleiro Gilmar e o meia Dunga eram os destaques daquela seleção. Ambos viriam a ser campeões mundiais em 1994 no mesmo estádio onde conseguiram a prata.


Foi a primeira vez que atletas profissionais eram admitidos. A única ressalva era que o jogador nunca tivesse disputado partidas de eliminatórias e Copa do Mundo pela sua seleção. Adiante, a restrição passou a ser etária, como vigora atualmente.

Na primeira fase, o Brasil derrotou a Arábia Saudita, Alemanha Ocidental e Marrocos. Nas quartas passou pelo Canadá nos pênaltis após empate por 1 a 1.



Nas semi, ganhou da Itália por 2 a 1 com um gol na prorrogação. Na final, perdeu para a França por 2 a 0.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: