Para entender a dimensão desse fato insólito, é necessário expô-lo em sua ordem cronológica dos eventos.
Era a segunda rodada da fase de grupos e ambas as seleções haviam vencido seu primeiro jogo, de modo que, a vencedora deste jogo já garantiria a classificação.
O jogo começa e pênalti para a Argentina. Martín Palermo, o matador atacante do Boca Juniors partiu para a cobrança. Bola no travessão.
Até ai tudo bem, dentro das possibilidades, claro... Mas, algum tempo depois, gol da Colômbia, de pênalti! Bom, o pênalti perdido de Palermo já não parece tão bom neste ponto. Ao invés de abrir o marcador, a Argentina começou o jogo perdendo e teria que correr atrás.
Assim terminou o primeiro tempo.
Início do segundo e mais um pênalti, para... a Colômbia. Mas desta vez, o goleiro argentino defendeu. A Argentina ainda estava no jogo.
Mais um pouco e... pênalti, para a Argentina! A sorte parecia estar mudando. De um 1 a 0 favorável, a Albiceleste passou para o 1 a 0 desfavorável. Esse 1 a 0 poderia virar um 2 a 0, mas não virou e agora poderia se tornar um 1 a 1. Parecia que a sorte estava mudando.
Mas partiu Palermo e... a la Baggio, para fora.
Pouco tempo depois, 2 a 0 para a Colômbia. Agora o possível 1 a 1, virou realmente um 2 a 0. Tempos depois, em um gol insólito de fora da área que desviou nas costas de um argentino e encobriu o goleiro argentino, los Cafeteros fizeram 3 a 0.
Que lástima! De 1 a 0 favorável, para 1 a 0 desfavorável que poderia virar um 2 a 0, mas continuou sendo um 1 a 0 com possibilidade de virar 1 a 1, algo que não se concretizou e, pior, se tornou um 3 a 0!!!
Para completar, a Argentina teve mais um pênalti e poderia diminuir o vexame. Palermo pegou a bola e partiu com confiança para a marca do pênalti, mas... o goleiro colombiano defendeu.
Foram cinco pênaltis marcados no jogo e apenas um convertido.
Três pênaltis perdidos por Martín Palermo, o único jogador da história a perder três pênaltis em uma partida oficial. Com o resultado tenebroso, a Argentina precisava vencer o Uruguai na terceira rodada. Venceu, mas como não ficou em primeiro, pegou o Brasil nas quartas e foi eliminada.