Ao longo da história o Brasil enfrentou a União Soviética em seis oportunidades com as seleções principais. Retrospecto amplamente favorável ao Brasil, que venceu cinco partidas e empatou uma.
Copa Centenário de Belo Horizonte - 1997
A Copa Centenário de Belo Horizonte foi elaborada pela Federação Mineira de Futebol, com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e órgãos de imprensa, para a comemoração do centenário de fundação da capital mineira. O torneio teve transmissão da Gloibo para todo o Brasil.
O torneio foi disputado de 01 a 09 de agosto e contou com oito clubes de quatro países. O formato era simples, dois grupos com quatro times em turno único com os primeiros colocados disputando a final.
O Grupo A contava com os anfitriões América Mineiro e Atlético Mineiro, além do Corinthians e do Milan da Itália.
O Grupo B tinha o anfitrião Cruzeiro, Flamengo, Olímpia do Paraguai e Benfica de Portugal.
Os estádios utilizados foram o Independência e o Mineirão, ainda com suas roupagens antigas.
"Fish and Chips a la Brazil", os jogos do Brasil no antigo Wembley
O estádio de Wembley é um dos maiores templos do futebol mundial. Construido originalmente para abrigar a Exposição do Império Britânico de 1923, o estádio seria demolido ao término
das exposições, contudo ele foi ampliado e
inaugurado oficialmente pelo rei Jorge V e aberto ao público no dia 28 de abril de 1923.
Além do futebol, o estádio ficou notabilizado pelos eventos musicais. Dentre os vários artistas que lá se apresentaram, destaca-se a presença do cantor pop Michael Jackson, recordista com 15 apresentações no estádio.
A seleção brasileira realizou nove partidas neste lendário estádio, sempre contra a seleção inglesa.
Suécia, os fregueses nórdicos
Se o retrospecto do Brasil contra a Noruega é pífio, o mesmo não pode-se dizer contra os vizinhos dos noruegueses, a Suécia. Pela Copa do Mundo foram realizados sete confrontos, sendo os suecos, os adversários que o Brasil mais enfrentou em copas.
O destaque sueco em copas |
Foi justamente na Suécia e contra os donos da casa que o Brasil conquistou seu primeiro título mundial, mas o primeiro confronto ocorreu na Copa da França em 1938, com vitória brasileira por 4 a 2. Na copa seguinte, no Brasil, em 1950, novo confronto e nova vitória Canarinho por 7 a 1. Em 1958, na Suécia, o jogo mais importante, a final daquela copa, com o Brasil atropelando os donos da casa por 5 a 2.
Brasil 7 x 1 Suécia - 09 de julho de 1950
Assinar:
Postagens (Atom)