Disputada desde 1911, as 500 Milhas de Indianápolis, ao lado do GP de Mônaco e das 24 Horas de Le Mans, fazem parte da chamada Tríplice Coroa do automobilismo mundial. No dia 28 de maio de 2014 comemorou-se os 25 anos da primeira vitória brasileira na tradicionalíssima corrida.
Em 1989, correndo com chassis Penske, mas pela pequena equipe Patrick, o bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, conquistou de forma dramática sua primeira de duas vitórias na Indy 500.
Largando em terceiro lugar na primeira fila (na Indy 500 cada fila do grid é composta por três carros) ao lado dos dois últimos vencedores, os estadunidenses Al Unser e Rick Mears, ambos da fortíssima Equipe Penske, "O Rato" provavelmente não imaginava que seu maior problema sairia da oitava posição e seria um piloto que até então nunca havia vencido uma corrida em ovais.
De baixo para cima: Mears, Unser e Fittipaldi |
Contudo, Al Unser Jr. se mostrou um feroz adversário. Durante toda a corrida ambos estiveram mais velozes, chegando ao ponto de colocarem cinco voltas no terceiro colocado, o também brasileiro Raul Boesel. A briga pela vitória, que contava ainda com Al Unser, Rick Mears, Michael Andretti e Mario Andretti, ficou polarizada após o abandono dos três primeiros e problemas do quarto
Emerson dominava as ações, mas no último pit sua equipe errou no cálculo do combustível e seu carro ficou mais pesado do que deveria permitindo a aproximação de "Little Al". Faltando duas voltas para o fim, Emerson tenta recuperar a liderança. coloca por dentro, mas Al Unser Jr. também segue o mesmo trajeto e os dois colidem. O brasileiro consegue controlar o carro, mas o estadunidense se choca contra o muro. Devido a enorme vantagem Al Unser Jr. ainda consegue chegar em segundo.
Foi apenas a segunda vitória de Emerson Fittipaldi em um circuito oval. Ao final da temporada, ele se sagraria ainda o campeão, tornando-se o primeiro piloto de fora dos Estados Unidos a ser campeão mundial de Fórmula Indy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário