Atlético de Madrid x Real Madrid - O clássico madrilenho decidirá a Liga dos Campeões. Conheça algumas curiosidades do confronto!

Sem sombra de dúvidas a partida que será disputada no dia 24 de maio, no estádio da Luz em Lisboa, entrará para a história do clássico de Madrid como a partida mais importante já realizada entre os dois clubes. De quebra, será a primeira vez que duas equipes da mesma cidade decidirão o maior título de clubes europeu.

O Futebol Nostálgico trás para você algumas curiosidades sobre este clássico. Quantas vezes as duas equipes já decidiram uma final? Elas já se enfrentaram pela Liga dos Camnpeões? Confira!

A primeira partida entre os gigantes da capital espanhola ocorreu no dia 02 de dezembro de 1906 pelo Campeonato de Madrid. O jogo terminou com vitória do Madrid F.C., atual Real, sobre o Athletic, atual Atlético, de Madrid por 2 a 1.

De lá para cá foram 264 jogos oficiais válidos pelo Campeonato Espanhol, Copa do Rei, campeonatos regionais, Copa da Liga e Liga dos Campeões. O real venceu 143 vezes, o Atlético 64 e houveram 57 empates.

Jogos válidos por finais

Ao todo as duas equipes realizaram vinte finais, sendo cinco válidas pela Copa do Rei (1960, 1961, 1975, 1992 e 2013), uma pela Copa da Liga (1984/1985) e quatorze por campeonatos regionais. Na primeira competição a vantagem é do Atlético, quatro títulos, contra um dos rivais. Já a decisão da Copa da Liga foi vencida pelo Real, que também leva vantagem nas decisões regionais, onze títulos contra três do Atlético.

Copa do Rei - 1992


Copa do Rei - 2013


Ao todo, os Merengues venceram treze títulos sobre o Atlético, contra sete dos Colchoneros. Contudo vale relativizar que o Atlético obteve mais sucesso no torneio mais relevante, ou seja, a Copa do Rei.

Liga dos Campeões

Na temporada 1958/1959, ambas as equipes se enfrentaram nas semifinais do torneio. O confronto foi decidido em três partidas, pois o Real venceu no Santiago Bernabéu por 2 a 1, ao passo que o Atlético venceu no Vicente Calderón por 1 a 0. Como na época não havia o critério de desempates por gols fora de casa, uma terceira partida foi realizada em Zaragoza, que terminou com vitória Merengue por 2 a 1.

Jogo de volta vencido pelo Atlético por 1 x 0.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: