Costa do Marfim x Gana - Final da Copa Africana de Nações de 1992

Hoje, 08 de fevereiro de 2015, tivemos a final de mais uma edição da tradicional Copa Africana de Nações. Em campo, Costa do Marfim e Gana digladiaram pelo título. Após empate no tempo normal e prorrogação, a seleção marfinense se sagrou campeã após vencer nos pênaltis em uma sequência que durou onze cobranças para cada equipe e teve direito a goleiros realizando as cobranças derradeiras.


O mais curioso é que as duas seleções já decidiram o título em circunstâncias semelhantes. Em 1992, a edição ocorreu no Senegal. Até chegarem na final, Costa do Marfim passou por Congo e Argélia na fase de grupos, enquanto Gana passou por Zâmbia e Egito.

Vale lembrar que os anos 90 foram a década áurea do futebol africano. Camarões e Nigéria brilharam em copas nesta década. As duas seleções foram campeãs olímpicas em 2000 e 1996, respectivamente. O Egito, Marrocos e Zâmbia eram seleções fortes também, sendo que esta última só na participou da Copa de 1994 devido à tragédia com a seleção nas eliminatórias em 1993. Enfim, a CAN era um torneio fortíssimo e atraiam a atenção do mundo do futebol.


Nas quartas de final, os ganeses eliminaram Congo, enquanto os marfinenses despacharam Zâmbia. Nas semifinais, Gana passou por Nigéria, enquanto a Costa do Marfim eliminou Camarões.

No dia 26 de janeiro, as seleções adentraram no gramado do estádio de l'Amitié, em Dakar. No tempo normal e prorrogação, 0 a 0. Cobranças de penais para decidir o título. Na primeira sequência, Aka e Baffoe converteram para Costa do Marfim e Gana, respectivamente. Todos os jogadores assinalaram, até que na Asare perdeu para Gana. Bastava uma conversão e Costa do Marfim seria campeã. Contudo, na quinta sequência, Tiéhi perde para os marfinenses, enquanto Gana converte. Até aqui 4 a 4.

Chegamos então às cobranças alternadas. Todos os jogadores converteram, incluindo os goleiros. Ao final de onze sequências, o placar assinalava 10 a 10. Aka e Baffoe teriam que retornnar à marca de pênalti. Aka converteu, mas Baffoe não. 11 a 10 e o título para Costa do Marfim em uma decisão eletrizante.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: