Torneio Scania 100 - 1991

Se tem algo que eu adorava nos anos 80 e 90, eram os mini torneios. Eram competições amistosas que podiam rotineiras ou que celebrarem um tema específico. Em 1991, por exemplo, ocorreu na Suécia um quadrangular destinado a celebrar o centenário da companhia sueca Scania.

Quatro seleções jogaram semifinal e final, Suécia, os rivais da Dinamarca, Itália e União Soviética. Os jogos ocorreram de 12 a 16 de junho.

No dia 12 de junho Itália e Dinamarca jogaram em Malmö na partida inaugural. Vitória italiana por 2 a 0.



No dia seguinte, os donos da casa enfrentaram os soviéticos. Vitória dos Vermelhos por 3 a 2 em Gotemburgo.



No dia 15, em Norrköping, os donos da casa e os rivais dinamarqueses, que viriam a ser campeões europeus no ano seguinte, na própria Suécia, se enfrentaram. Uma goleada da Suécia por 4 a 0 deu aos anfitriões o terceiro lugar.



Dia 16, em Estocolmo, a Azzurra enfrentou os Vermelhos. 1 a 1 com a bola rolando e vitória da Itália por 3 a 2 nos pênaltis. Itália campeã.




1 - Itália
2 - União Soviética
3 - Suécia
4 - Dinamarca

Brasil x País de Gales 1991

 
Nada demais haveria neste amistoso entre Brasil e País de Gales em 11 de setembro de 1991, se não fossem dois fatos. 

O primeiro é que a equipe foi interinamente treinada por Ernesto Paulo, após a demissão de Falcão ocorrida após a seleção brasileira não conseguir ser campeã da Copa América de 1991 disputada no Chile.

O segundo foi o fato desta ser o último jogo do Brasil antes da Umbro assumir os uniformes na parceria que levou à produção da icônica camisa de 1994. Algo que ocorreu no amistoso contra a Iugoslávia, estreia, também, do técnico Parreira.
Com  a alteração da fornecedora de uniformes, está foi a última vez que a seleção jogou usando as camisas da Topper, com seu amarelo lindo, e o antigo escudo da CBF, que contava com a Taça Jules Rimet.

Ao final, vitória dos galeses por 1 a 0.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: