Fatos e curiosidades das eliminatórias para a Copa de 1990.

Já discutimos aqui no Blog os jogos do Brasil nas eliminatórias para a Copa de 1990. O assunto foi tratado na primeira parte da da postagem sobre a Copa (clique aqui para ver).

Sem sombra de dúvidas, o fato mais sui generis dessas eliminatórias foi o episódio da Fogueteira e do goleiro chileno Rojas. Rosenery Mello, a Fogueteira, chegou a posar para a Playboy.


Mas outras coisas interessantes ocorreram.

Na América do Sul, vale lembrar que a Argentina, campeã da edição anterior, já estava classificada automaticamente, logo, apenas 9 seleções disputaram. Elas foram divididas em 3 grupos com 3 seleções cada. Jogos em turno e returno, de modo que cada seleção jogou quatro vezes. Bem diferente das inchadas eliminatórias atuais.

Os dois melhores primeiros colocados se classificaram diretamente, com o terceiro melhor colocado se classificando para uma repescagem. No Grupo 1 ficaram Uruguai, Peru e Bolívia. No Grupo 2, Colômbia, Paraguai e Equador. No 3, Brasil, Chile e Venezuela.

A redentora classificação colombiana:

Brasil e Uruguai se classificaram diretamente e a Colômbia após repescagem com Israel, que na época era filiada à Oceania. Apesar de ter uma boa seleção, o confronto não foi fácil para os colombianos. Vitória apertada por 1 x 0 em Barranquilla e empate por 0 x 0 em Ramat. Foi o retorno da Tricolor à uma Copa após sua última participação até então, em 1962 no Chile. Por isso, a classificação foi muito festejada.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: