Rio-São Paulo 1997 - O retorno do Peixe

O torneio Rio-SP de 1997 contou com os quatro grandes de cada estado. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama representando o Rio de Janeiro e São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos representando São Paulo.

Com oito clubes, o formato foi bem simples, contando apenas com mata-mata em jogos de ida e volta.


Nas quartas de finais tivemos (placares agregados): São Paulo 3 x 3 Fluminense, com o tricolor paulista se classificando nos penaltis; Palmeiras 4 x 3 Botafogo; Santos 5 x 5 Vasco da Gama, com o time paulista se classificando nos penaltis; e Flamengo 3 x 2 Corinthians.

Os paulistas quase garantiram o título para seu estado já na primeira fase, contudo o rubro-negro manteve as esperanças dos cariocas. O interessante neste torneio é que a rivalidade estadual se sobressaia à rivalidade clubística. Era normal nos estádios, quando o alto-falante anunciava, ver torcedores de um clube comemorar o gol de um rival quando este assinalava contra um clube de outro estado.

Nas semifinais o Flamengo mantinha a esperança dos cariocas ao passar pelo São Paulo (4 a 1 no agregado) e no duelo paulista, melhor para o Peixe sobre o Porco (3 a 2 no agregado).

Com isso a final seria um embate entre estados. Seria uma disputa recheada de tensão. Desde 1984 o Santos não conquistava um título e o Flamengo contava com Romário, Sávio e cia., sendo apontado como favorito.

Na primeira partida vitória do Santos no Morumbi por 2 a 1:



Tudo aberto para o segundo jogo. Um empate daria o título ao alvinegro, mas ao rubro-negro bastava uma vitória simples para levar a decisão para os penaltis.

Aos 30 min., Ânderson cobrou falta com precisão e fez os poucos torcedores do Santos explodirem de alegria. 1 a 0 Santos. Com a vantagem ainda maior o Santos passou a esperar o Flamengo que não tardou a empatar. Romário deu o troco seis minutos depois, aproveitando um pênalti de Ronaldão sobre Sávio e empatando o jogo.

O Santos se desestabilizou e ainda antes do intervalo, aos 42min, o baixinho novamente marcou, antecipando-se aos zagueiros para completar um cruzamento de Sávio, sem chances para o goleiro Zetti: 2 a 1 e o Maracanã em festa.

O Peixe voltou para o segundo tempo jogando muito e dominou o meio-de-campo, mas o gol demorou a sair. Somente aos 31 min., após o time pressionar muito, o título veio dos pés do jovem Juary, que acertou um torpedo de fora da área que calou os 70 mil flamenguistas presentes no Maracanã. Detalhe para o calção estrelado e de gosto duvidoso do Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: