Flamengo x World Cup Masters 1990 - A despedida de Zico

Um ano antes o Galinho já havia feito sua despedida da seleção brasileira com um amistoso contra um combinado do resto do mundo em Udine, Itália. Dessa vez seria a despedida do futebol, que acabou sendo a despedida do Flamengo, uma vez que algum tempo depois, como todos sabem, Zico rumou para o Japão para desbravar o futebol nipônico.

Ingresso da partida

O jogo da despedida de Zico foi dividido em dois. Nos primeiros 45 minutos, uma homenagem ao Flamengo campeão intercontinetal, ou mundial, como queiram, em 1981. Desde a formação do time ao uniforme branco, o mesmo que foi usado no título em Tóquio. O time de 1981, comandado por Paulo César Carpeggiani, jogou desfalcado dos zagueiros Figueiredo, que faleceu num acidente e Mozer, que não pôde comparecer. Do outro lado estava um combinado de estrelas do futebol mundial, o World Cup Masters I, com nomes do gabarito de Taffarel, Gentile, Edinho, Krol e Breitner; Falcão, Causio e Mario Kempes; Valdano (Hansi Muller), Roberto Dinamite e Rummenigge. O primeiro tempo terminou 0 a 0 e Taffarel foi o nome do jogo, fazendo grandes defesas e impedindo, inclusive, um gol "certo" de Zico.

Entrada de Zico em campo

No segundo tempo, entrou em campo o Flamengo de 1990. O World Cup Master II também tinha novidades. Entraram Gerets, Tarantini, Madjer, Camacho, Messey, Cláudio Adão e Bebeto. Taffarel levou dois gols, mas fez duas defesas milagrosas em chutes de Zico e chegou a pedir desculpas ao dono da festa, que acabou passando em branco. O primeiro gol saiu aos 8 minutos, num lançamento do Galinho para o zagueiro Fernando, que ficou livre na frente de Taffarel e não perdoou. Bebeto apareceu logo depois para ser um dos destaques do World Cup Master II, dando os passes para os gols de Cláudio Adão (12´) e Tarantini (34´). O lateral-esquerdo Leonardo empatou o jogo para o Flamengo aos 35 minutos, dando números finais à partida, 2 a 2. 

 
Aos 43 minutos, precisamente às 23h23, o árbitro Wilson Carlos dos Santos parou o jogo. Zico deu a volta olímpica escoltado por um coro emocionado de "Tá Chegando a Hora". Na lateral do campo, repetiu o gesto simbólico de Carlinhos em 1970 e entregou suas chuteiras a Pintinho, artilheiro do infantil e apontado pelos dirigentes do Flamengo como a grande promessa. No centro do campo, duzentas crianças de um colégio do bairro de Quintino. O craque fez um discurso de agradecimento destacando as alegrias vividas na carreira e, às 23h35 se despediu dos quase 90 mil torcedores presentes ao Maracanã. 


A renda do jogo (NCz$ 3.958.000, aproximadamente US$ 100 mil) foi doada à Casa do Hemofílico para a construção de um hospital, que foi erguido na Rua Conde de Bonfim, 764, no bairro da Tijuca, no Rio.

A partida ainda contaria com outras presenças ilustres, mas Michel Platini esqueceu de pegar o visto e não pôde viajar, impedido quando estava no aeroporto de Orly e o goleiro Fillol não foi liberado pelo seu clube, o Vélez Sarsfield, assim como Maradona em relação ao Napoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: