Copa Rei Fahd 1995

A Copa Rei Fahd surgiu com a proposta de ser um torneio realizado na Arábia Saudita e que reunisse os campões continentais. A edição de 1995 foi a segunda e última realizada com esse nome antes do status da competição ser elevado. A partir da terceira edição, em 1997, o torneio passou a receber a chancela da FIFA. Com isso passou a ser chamado de Copa das Confederações da FIFA. 

Em 1995 participaram do torneio, Arábia Saudita (país-sede), Argentina (Campeã da Copa América de 1993), Dinamarca (Campeã da Eurocopa 1992), Japão (Campeão da Copa da Ásia de 1992), México (Campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1993) e Nigéria (Campeã da Copa das Nações Africanas de 1994). A forma de disputa consistia em dois grupos com três seleções cada com o campeão de cada grupo disputando a final e os segundos colocados o terceiro lugar. Todos os jogos foram disputados no estádio Rei Fahd II em Riad.

Estádio Rei Fahd II


O grupo A era composto por Arábia Saudita, Dinamarca e e México. A partida inaugural do grupo foi entre os anfitriões e os mexicanos, com o placar final assinalando 2 a 0 para o México. Em seguida os sauditas enfrentaram os dinamarqueses e novamente uma derrota por 2 a 0. Na terceira rodada México e Dinamarca disputariam a vaga na decisão empatados em tudo. Ao final da partida um empate por 1 a 1 obrigou que a decisão fosse levada para os penaltis. Melhor para os escandinavos.

Arábia Saudita 0 x 2 México

 

Arábia Saudita 0 x 2 Dinamarca



México 1 x 1 Dinamarca

 

O grupo B tinha Japão, Nigéria e Argentina. Na primeira rodada 3 a 0 da Nigéria sobre o Japão e na segunda 5 a 1 da Argentina sobre os nipônicos. Assim como no grupo A a decisão ficou para a terceira rodada, mas com os albicelestes levando a vantagem do empate. No final um 0 a 0 garantiu a Argentina na final.

Nigéria 3 x 0 Japão



Argentina 5 x 1 Japão



Argentina 0 x 0 Nigéria



Na disputa pelo terceiro lugar México e Nigéria empataram por 1 a 1 no tempo normal e os mexicanos venceram a disputa nos penaltis.

México 1 x 1 Nigéria



A final reuniria o campeão europeu contra o campeão sulamericano, o que já era esperado. Leve favoritismo para os "Hermanos", contudo a Dinamarca surpreendeu. Logo aos 8 min. de jogo abriram o placar com um gol de penalti de Michael Laudrup. Aos 30 min. do segundo tempo, Peter Rasmussen assinalou mais um para os nórdicos e o título ficou com os europeus.

Dinamarca 2 x 0 Argentina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: