Há 25 anos o Brasil vencia sua primeira Indy 500

Disputada desde 1911, as 500 Milhas de Indianápolis, ao lado do GP de Mônaco e das 24 Horas de Le Mans, fazem parte da chamada Tríplice Coroa do automobilismo mundial. No dia 28 de maio de 2014 comemorou-se os 25 anos da primeira vitória brasileira na tradicionalíssima corrida.


Em 1989, correndo com chassis Penske, mas pela pequena equipe Patrick, o bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, conquistou de forma dramática sua primeira de duas vitórias na Indy 500.

Largando em terceiro lugar na primeira fila (na Indy 500 cada fila do grid é composta por três carros) ao lado dos dois últimos vencedores, os estadunidenses Al Unser e Rick Mears, ambos da fortíssima Equipe Penske, "O Rato" provavelmente não imaginava que seu maior problema sairia da oitava posição e seria um piloto que até então nunca havia vencido uma corrida em ovais.

De baixo para cima: Mears, Unser e Fittipaldi

Contudo, Al Unser Jr. se mostrou um feroz adversário. Durante toda a corrida ambos estiveram mais velozes, chegando ao ponto de colocarem cinco voltas no terceiro colocado, o também brasileiro Raul Boesel. A briga pela vitória, que contava ainda com Al Unser, Rick Mears, Michael Andretti e Mario Andretti, ficou polarizada após o abandono dos três primeiros e problemas do quarto

Emerson dominava as ações, mas no último pit sua equipe errou no cálculo do combustível e seu carro ficou mais pesado do que deveria permitindo a aproximação de "Little Al". Faltando duas voltas para o fim, Emerson tenta recuperar a liderança. coloca por dentro, mas Al Unser Jr. também segue o mesmo trajeto e os dois colidem. O brasileiro consegue controlar o carro, mas o estadunidense se choca contra o muro. Devido a enorme vantagem Al Unser Jr. ainda consegue chegar em segundo.


Foi apenas a segunda vitória de Emerson Fittipaldi em um circuito oval. Ao final da temporada, ele se sagraria ainda o campeão, tornando-se o primeiro piloto de fora dos Estados Unidos a ser campeão mundial de Fórmula Indy.



Libertadores 1991, semifinais sem o toque verde-amarelo

Há 23 anos o Brasil não colocava pelo menos um representante nas semifinais da Libertadores. Em 1991, os brasileiros na disputa eram Corinthians e Flamengo, ambos desclassificados pelo Boca Juniors, o primeiro nas oitavas e o segundo nas quartas de final, ambos com um 4 a 2 no agregado.

Na segunda partida das quartas, o time do Flamengo adentrou no gramado do La Bombonera com uma faixa em solidariedade à Maradona que havia sido flagrado com drogas na Itália, com os dizeres: "Maradona, Flamengo te ama. Hoy y siempre".
Boca Juniors 3 x 0 Flamengo


 

Atlético de Madrid x Real Madrid - O clássico madrilenho decidirá a Liga dos Campeões. Conheça algumas curiosidades do confronto!

Sem sombra de dúvidas a partida que será disputada no dia 24 de maio, no estádio da Luz em Lisboa, entrará para a história do clássico de Madrid como a partida mais importante já realizada entre os dois clubes. De quebra, será a primeira vez que duas equipes da mesma cidade decidirão o maior título de clubes europeu.

O Futebol Nostálgico trás para você algumas curiosidades sobre este clássico. Quantas vezes as duas equipes já decidiram uma final? Elas já se enfrentaram pela Liga dos Camnpeões? Confira!

A primeira partida entre os gigantes da capital espanhola ocorreu no dia 02 de dezembro de 1906 pelo Campeonato de Madrid. O jogo terminou com vitória do Madrid F.C., atual Real, sobre o Athletic, atual Atlético, de Madrid por 2 a 1.

De lá para cá foram 264 jogos oficiais válidos pelo Campeonato Espanhol, Copa do Rei, campeonatos regionais, Copa da Liga e Liga dos Campeões. O real venceu 143 vezes, o Atlético 64 e houveram 57 empates.

Jogos válidos por finais

Ao todo as duas equipes realizaram vinte finais, sendo cinco válidas pela Copa do Rei (1960, 1961, 1975, 1992 e 2013), uma pela Copa da Liga (1984/1985) e quatorze por campeonatos regionais. Na primeira competição a vantagem é do Atlético, quatro títulos, contra um dos rivais. Já a decisão da Copa da Liga foi vencida pelo Real, que também leva vantagem nas decisões regionais, onze títulos contra três do Atlético.

Copa do Rei - 1992


Copa do Rei - 2013


Ao todo, os Merengues venceram treze títulos sobre o Atlético, contra sete dos Colchoneros. Contudo vale relativizar que o Atlético obteve mais sucesso no torneio mais relevante, ou seja, a Copa do Rei.

Liga dos Campeões

Na temporada 1958/1959, ambas as equipes se enfrentaram nas semifinais do torneio. O confronto foi decidido em três partidas, pois o Real venceu no Santiago Bernabéu por 2 a 1, ao passo que o Atlético venceu no Vicente Calderón por 1 a 0. Como na época não havia o critério de desempates por gols fora de casa, uma terceira partida foi realizada em Zaragoza, que terminou com vitória Merengue por 2 a 1.

Jogo de volta vencido pelo Atlético por 1 x 0.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: