1987, o último ouro do Brasil no Pan

Certamente a mais marcante medalha de ouro brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis em 1987, foi a do basquete masculino. Mas vale lembrar, também, que com a patética derrota da seleção nos jogos de Toronto 2015, essa é, até o momento, a última medalha de ouro do futebol masculino na competição.

No torneio, 12 seleções participaram divididos em três grupos com quatro integrantes cada. Os primeiros colocados mais o melhor segundo colocado passavam para as semifinais.


No grupo A, a Argentina se classificou, desclassificando Estados Unidos, Trinidad e Tobago e El Salvador. No grupo B, Brasil e Chile se classificaram, com Cuba e Canadá ficando de fora. Já no grupo C, o México se classificou com Guatemala, Paraguai e Colômbia dando adeus.

O primeiro jogo do Brasil foi contra o Canadá. De cara, nossa seleção mostrou força ao vencer por 4 a 1. Contra Cuba, na segunda rodada, nova vitória por 3 a 1. Finalmente, na terceira rodada, um empate por 0 a contra o Chile. 

Em primeiro lugar no grupo, o Brasil enfrentou o favorito ao título, México, que estava com sua seleção principal no torneio. O jogo foi tenso, houve confusão e briga! Contudo, a despeito da truculência mexicana, o Brasil venceu por 1 a 0 na prorrogação.

Na outra semifinal, no duelo sulamericano, melhor para o Chile, que venceu a Argentina por 3 a 2. Aos Argentinos, restou o bronze após derrotarem o México nos pênaltis na disputa pelo terceiro lugar.

Após um grande jogo na fase de grupo, novamente Brasil e Chile se enfrentariam na busca pelo ouro. No último dia dos jogos, 21 de agosto, as duas seleções adentraram no gramado do acanhadíssimo Centro de Futebol William Kuntz. No tempo normal, novo empate por 0 a 0. Na prorrogação, o Brasil conseguiu vencer um nervoso Chile por 2 a 0, levando o ouro.

Reportagem sobre o torneio:


Final:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: