Fatos e curiosidades das eliminatórias para a Copa de 1994 - Parte III (Final)

Parte I e II.

Finalmente chegamos a nossa terceira e última parte dessa postagem. Já vimos toda as eliminatórias sulamericanas e agora veremos algumas curiosidades dos outros continentes. Algumas já foram abordadas aqui, de modo que irei linká-las às postagens já realizadas, outras serão abordadas aqui pela primeira vez ou mais bem detalhadas.


As repescagens:

Começaremos falando sobre as repescagens. Na segunda parte, vimos que a Argentina teria que enfrentá-la para chegar até a Copa do Mundo. Mas antes dos jogos da Albiceleste, foi necessário Canadá e Austrália se enfrentarem para ver quem disputaria a vaga com os sulamericanos. Os australianos venceram o torneio da Oceania, enquanto o Canadá ficou em segundo nas eliminatórias da Concacaf.

O primeiro jogo ocorreu em Edmonton, Canadá, no dia 31 de julho de 1993 e terminou com vitória da seleção local por 2 a 1. Já na segunda partida, em Sydney, no dia 15 de agosto, foi a vez dos Socceroos devolverem o placar e se classificarem nos pênaltis.





Assim, Argentina e Austrália iriam se digladiar pela passagem pros EUA. No dia 31 de outubro as duas equipes empataram por 1 a 1 em Sydney. A partida de volta ocorreu em 17 de novembro em Buenos Aires e terminou com uma fraca e apertada vitória argentina por 1 a 0.



O desastre aéreo com a seleção de Zâmbia:

Nas eliminatórias africanas as coisas iam bem para a Zâmbia. A seleção apresentava um excelente futebol e, em um grupo que tinha Marrocos e Senegal, era a favorita para se classificar. Contudo, um desastre aéreo, quando a equipe se dirigia para o Senegal para um jogo contra a seleção local prejudicou a campanha da seleção. O acidente ocorreu no dia 27 de abril em Lusaka, na costa do Gabão e vitimou os 18 jogadores, comissão técnica e tripulantes do voo. Uma seleção alternativa foi montada e Zâmbia prosseguiu nas eliminatórias. A equipe alternativa até chegou a cumprir um bom papel, mas eles perderam a vaga para o Marrocos por um ponto.

Memorial às vítimas do acidente, localizado em Lusaka.


A traumática desclassificação da França:

De fora da Copa de 1990, a França ficou novamente de fora da edição de 1994 após uma traumática eliminação. O cenário era o seguinte, a França faria as duas partidas finais em casa precisando apenas de um empate. O primeiro jogo ocorreu contra Israel e surpreendentemente, os Bleus perderam o jogo por 3 a 2. Pior foi a forma como ocorreu. Vencendo por 2 a 1 até os 38' do segundo tempo, os franceses sofreram o empate, mas ainda possuíam a vaga. Porém aos 45' do segundo tempo, Israel virou.


De qualquer forma, ainda haveria uma última chance. Certamente a Bulgária era uma adversária mais qualificada, mas o jogo seria na França e a confiança era grande. Aumentou quando abriram o placar. Pouco tempo depois veio o empate a tensão voltou a tomar conta dos franceses. O jogo se arrastava para o empate, mas... aos 45' do segundo tempo, novamente, a França tomou a virada. Assim, Bulgária e Suécia se classificaram no grupo.









A controversa desclassificação da Dinamarca:

Os campeões europeus de 1992, Dinamarca, também tiveram uma desclassificação problemática. A seleção estava em primeiro lugar e faria o último jogo contra a Espanha em Sevilha. O jogo estava 0 a 0 quando o árbitro marcou erroneamente um escanteio para os espanhóis. Na cobrança, o goleiro dinamarquês Peter Schmeichel sofreu falta, mas o árbitro não assinalou e Fernando Hierro marcou o gol. Com um empate por 1 a 1 entre Irlanda e Irlanda do Norte, a Dinamarca caiu de primeiro para terceiro, perdendo a vaga para a Irlanda no número de gols marcados.





Outras curiosidades e fatos:

O Japão também perdeu a vaga devido a um gol no último minuto. O episódio ficou conhecido como a "Agonia de Doha" e já foi discutido aqui. Clique aqui para ver.

Nessas eliminatórias também ocorreu a maior façanha do futebol de San Marino. Tratou-se do gol mais rápido da história de uma partida válida pela fase eliminatória de uma Copa do Mundo, bem como do torneio em si. Algo já discutido aqui no blog. Clique aqui para ver.

Outro fato interessante sobre essas eliminatórias é que pela primeira vez uma Copa não contava com pelo menos uma das quatro seleções britânicas. A Escócia perdeu a vaga para a Itália e Suíça, a Inglaterra para Noruega e Holanda, a Irlanda do Norte para a Espanha e Irlanda e o País de Gales para a Romênia e Bélgica.

Parte I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: