O Superclássico. A história de Brasil x Argentina - Parte 1 - As vitórias brasileiras no Monumental de Nuñez


Estava relutante em escrever esse artigo, pois apesar de ser uma tarefa essencial para um blog que se preste a falar sobre futebol antigo, convenhamos, é uma tarefa enorme. Portanto, não vi outra forma de fazê-lo senão por parte e com temáticas específicas em cada uma.

Essa será a primeira de muitas e não irei comprometer-me quando postarei a segunda. Quando eu puder e sabe-se lá quando será isso.


Escolhi iniciar esse tema com algo curioso. Apesar da história centenária e do mais de cem jogos disputados, apenas em três oportunidades o Brasil venceu a Argentina em seu maior palco, o Monumental de Nuñez. Em Buenos Aires, foram apenas quatro vitórias brasileiras. Contudo, a primeira, no dia 10 de março de 1940, válido pela Copa Rocca, foi no estádio El Gasómetro, não no estádio do River Plate. Na oportunidade, o Brasil venceu por 3 a 2.

A primeira vitória brasileira no Monumental ocorreu apenas em 1960. Em partida válida também pela Copa Rocca, no dia 29 de maio, o Brasil meteu 4 a 1 nos Hermanos, dois gols de Delém (Vasco), um de Servílio II (Portuguesa) e um de Rubén Navarro contra. Para os argentinos, Rubén Sosa descontou.



Já no dia 27 de fevereiro de 1976, em jogo válido tanto pela Copa Rocca quanto pela Taça do Atlântico, o Brasil venceu por 2 a 1, gols de Lula e Zico, com Kempes descontando para a Celeste.



Somente em 1995 o Brasil voltou a vencer a Argentina no Monumental. Um amistoso que valeu também em comemoração aos 50 anos do jornal Clarín, um dos mais tradicionais da Argentina. No dia 08 de novembro, Donizete, o Pantera, então jogando pelo Botafogo, assinalou o gol da vitória brasileira por 1 a 0 em sua primeira partida com a camisa Canarinho.


Desde então, o Brasil nunca mais venceu a Argentina no Monumental de Nuñez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: