Houveram quatro clássicos envolvendo rivais da mesma cidade na decisão do Campeonato Brasileiro: Em 1984, Fluminense e Vasco; 1990, Corinthians e São Paulo; 1992, Flamengo e Botafogo; e 1994, Palmeiras e Corinthians. Vale ressaltar alguns poréns. Como eu disse, irei me ater ao conceito geral de derby. Sendo assim, cabe aqui espaço para o confronto de 2002 entre Santos e Corinthians.
Além disso, outros confrontos envolvendo equipes do mesmo estado ocorreram em 1978, 1986 e 1991. No primeiro, Guarani e Palmeiras decidiram, no segundo foi a vez do São Paulo enfrentar o Bugre e na terceira, novamente o São Paulo enfrentou o Bragantino. Obviamente, apesar de serem confrontos locais, há consenso quanto ao fato destes embates não serem clássicos, de modo que não farão parte desta postagem, que será dividida em cinco partes.
Vamos voltar, portanto, a 1984. Após passarem por uma complexa fase preliminar, Vasco e Fluminense chegaram à fase do mata-mata onde passaram por Portuguesa e Grêmio e Coritiba e Corinthians, respectivamente, para alcançarem a final em dois jogos. Ambas as partidas ocorreram no Maracanã. Na primeira, vitória tricolor por 1 a 0, gol de Romerito. Com um empate por 0 a 0 no segundo jogo, o título foi para as Laranjeiras.
Vasco da Gama 0 x 1 Fluminense
Fluminense 0 x 0 Vasco da Gama
Outras postagens da série:
Parte II - Corinthians x São Paulo - 1990
Parte III - Flamengo x Botafogo - 1992
Parte IV - Palmeiras x Corinthians - 1994
Parte V - Santos x Corinthians - 2002