Eurocopa 1996 - Parte I

Partes II e III (Final).

Em 1996, realizou-se mais uma edição da Eurocopa, com a Inglaterra hospedando o torneio. Algumas novidades apareceram neste campeonato. A primeira, foi o aumento no número de participantes, de 8 para 16, algo mantido até a edição de 2012. A segunda foi a inclusão de novas seleções na disputa das eliminatórias após a dissolução da União Soviética, Iugoslávia e Tchecoslováquia. Uma delas fez bonito, quase se tornando uma surpresa tão grande quanto a Dinamarca em 1992.

Como em toda Eurocopa, seleções fortes ficaram de fora. Na década de 90, por exemplo, Suécia, Bélgica e Noruega tinham elencos fortes, mas ficaram pelo caminho nas eliminatórias. Outra coisa interessante foi o uniforme usado pela Alemanha no torneio. Uma réplica da camisa usada na Copa do Mundo de 1966. Tratou-se de um claro protesto contra o erro que tirou o título dos alemães e deu aos ingleses naquela edição.

Os jogos foram disputados em Londres (antigo Wembley), Manchester (Old Trafford), Liverpool (Anfield), Birmingham (Villa Park), Leeds (Elland Road), Sheffild (Hillsborough), Newcastle (St. James' Park) e Nottingham (City Ground).



No grupo A, o destaque foi para o confronto entre Inglaterra e Holanda, bem como para a partida repleta de rivalidade entre Inglaterra e Escócia. Completou o grupo a Suíça. No primeiro jogo, que também foi o jogo inaugural do torneio, os donos da casa empataram por 1 a 1 com a Suíça. Um empate por 0 a 0 entre Escócia e Holanda completou a primeira rodada. Na segunda rodada, duas vitórias por 2 a 0, da Holanda sobre a Suíça e da Inglaterra sobre os rivais escoceses, com direito a um gol antológico de Paul Gascoigne. Na última rodada, todas as seleções tinham chance de classificação. A Escócia assinalou 1 a 0 na Suíça, enquanto a Inglaterra goleou a Holanda por 4 a 1. Com isso, escoceses e holandeses empataram em pontos e saldo, mas os laranjas avançaram em segundo no grupo por terem assinalado um gol a mais que os escoceses. Inglaterra e Holanda classificados.

Inglaterra 1 x 1 Suíça



Inglaterra 2 x 0 Escócia


Holanda 2 x 0 Suíça

O grupo B era o mais forte. Contava com a França geração campeã do mundo em 1998 e com as fortes seleções da Espanha, Bulgária e Romênia, as duas últimas sensações na Copa de 1994. Na primeira rodada, empate por 1 a 1 entre espanhóis e búlgaros e vitória francesa por 1 a 0 sobre os romenos. Na segunda rodada o clássico Espanha x França terminou em 1 a 1, enquanto uma vitória por 1 a 0 da Bulgária sepultou as chances de classificação da Romênia. Três seleções chegaram na terceira rodada brigando por duas vagas. A França meteu 3 a 1 na Bulgária, enquanto a Espanha venceu a Romênia por 2 a 1. Espanha e França classificadas.

Espanha 1 x 1 Bulgária



França 1 x 0 Romênia



Espanha 1 x 1 França



Bulgária 1 x 0 Romênia



França 3 x 1 Bulgária



Espanha 2 x 1 Romênia



Abaixo, os belos uniformes utilizados nesta edição:


Encerramos aqui a parte I. Nas próximas falaremos dos outros dois grupos da primeira fase e dos mata-matas.

Partes II e III (Final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: