Parte I
Na primeira parte vimos como se desenrolou a fase de grupos da 37ª Copa América realizada no Uruguai em 1995.
Na primeira parte vimos como se desenrolou a fase de grupos da 37ª Copa América realizada no Uruguai em 1995.
A grande surpresa foi o segundo lugar da Argentina em seu grupo após uma derrota acachapante por 3 a 0 para os Estados Unidos. Com isso, o confronto en Brasil e Argentina. que era esperado para as semifinais, ocorreu já nas quartas-de-finais. De quebra, tivemos pela Copa América o maior clássico da Concacaf, Estados Unidos x México, também nas quartas.
Quartas-de-finais: das quatro partidas, três foram definidas na disputa por penaltis após empates no tempo normal.
Colômbia 1 x 1 Paraguai
Vitória da Colômbia nos penaltis.
Uruguai 2 x 1 Bolívia
Estados Unidos 0 x 0 México
Vitória dos Estados Unidos nos penaltis.
Brasil 2 x 2 Argentina
Vitória do Brasil nos penaltis após empate por 2 a 2. Me lembro bem desta partida. Os dois gols da Argentina foram, de acordo com os analistas, decorrentes de falhas do goleiro Taffarel. O primeiro tempo terminou 2 a 1 para a albiceleste. Quando o jogo já se encaminhava para o final, perdi a paciência e fui dormir, pois no dia seguinte tinha que acordar cedo. Já deitado e com a luz apagada, pronto para dormir, ouvi a vizinhança gritando e comemorando o gol de empate do Brasil. Pulei da cama a tempo de ver o replay do antológico gol de mão do atacante Túlio.
Semifinais:
Uruguai 2 x 0 Colômbia
Brasil 1 x 0 Estados Unidos
Decisão do terceiro lugar: Os Estados Unidos tiveram uma excelente participação. Era a época em que o futebol estava começando a crescer no país e isso refletia na seleção. Hoje, apesar de não estar entre os melhores, é uma seleção respeitável.
Colômbia 4 x 1 Estados Unidos
Final: Existia no Brasil, na época, o sentimento de vingança por 1950. Obviamente seria um jogo difícil. Apesar de estar em baixa a algum tempo, o Uruguai jogava em casa e tinha um bom time. No tempo normal 1 a 1. Me lembro de a arbitragem ter marcado impedimento inexistente em um gol do Brasil. Muitos crucificaram Taffarel pelo gol de falta sofrido, contudo, analisando friamente o lance, percebe-se que foi uma falta muito bem cobrada. Mesmo se o goleiro tivesse ido na bola, certamente não teria como evitar o gol de empate. Na decisão por penaltis, dessa vez Taffarel não conseguiu brilhar. Vitória do Uruguai.
Uruguai 1 x 1 Brasil
A maioria dos vídeos incorporados nesta postagem foram disponibilizados no Youtube pelo Blog http://soccernostalgia.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário