Relembrando a Copa do Mundo de 1994 - Parte IV

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final)

Quando iniciei este projeto pensei em finalizá-lo em quatro partes. Contudo, a medida que ele foi se concretizando, percebi que minhas lembranças sobre esta copa eram tantas que era impossível concluí-lo desta maneira.

Tinha 13 anos. Na anterior eu estava com 9, apesar de ter grandes lembranças de 1990, a de 1994 foi especial pois nela eu vi o Brasil ser campeão mundial pela primeira vez e porque pelo horário da escola, pude acompanhar em maiores detalhes.

Além dos jogos do primeiro dia, o grupo da Alemanha foi responsável por outro grande jogo, Alemanha 3 x 2 Coréia do Sul. Os coreanos com sua velocidade conseguiram causar grandes emoções. O empate com a Espanha depois de estar perdendo por 2 x 0 e o sufoco nos alemães. 



A estréia do grupo do Brasil se deu com um empolgante Suécia 2 x 2 Camarões. Gostei muito do jogo.


Além dos jogos do Brasil, claro, outro fato que me marcou muito neste grupo foi o jogo entre Rússia x Camarões. A partida era válida pela terceira rodada e simultaneamente jogavam Brasil x Suécia, de modo que obviamente eu não assisti a partida, mas durante a transmissão do jogo do Brasil focavam a todo momento a outra partida uma vez que dois fatos importante ocorreram nela. O primeiro foram os 5 gols marcados pelo russo Salenko, recorde em uma mesma partida e o segundo foi o gol de honra de Camarões assinalado pelo veterano Roger Milla, tornando-o o jogador mais velho a marcar gols em uma copa. Final: Rússia 6 x 1 Camarões.


O grupo da Itália era na minha opinião o mais difícil. Tanto que os jogos foram muito equilibrados e com placares apertados. Deste grupo guardo dois fatos em minha memória.

O primeiro foi a Irlanda vencendo a Itália por 1 x 0 com um golaço de cobertura. Esta vitória rendeu um bafafá na Fórmula 1. Isso mesmo! A equipe Jordan de propriedade do irlandês Eddie Jordan correu o grande prêmio seguinte a esta vitória com os dizeres: "Ireland 1 Italy 0". Infelizmente não achei uma foto que documentasse o fato. Mas os italianos da Fórmula 1, que são muitos, tiveram sua desforra após a eliminação da Irlanda nas oitavas. A equipe italiana Minardi correu o GP seguinte com os dizeres: "Italy IN Ireland OUT".


O segundo fato foi a expulsão do goleiro italiano Pagliuca, a primeira de um jogador da posição na história das copas e se não me engano a única até hoje. A expulsão ocorreu devido ao toque de mão do arqueiro fora da área em lance claro de gol no jogo contra a Noruega. Mesmo sem o goleiro, a Itália venceu por 1 x 0.

 

Já o grupo da Holanda, ou melhor da Bélgica, pois os belgas que eram os cabeças de chave, teve apenas um fato que valha alguns neurônios de minha cabeça. Foi na última rodada e nem foi em uma partida que eu assisti. Eu estava vendo Holanda x Marrocos quando a transmissão correu para Bélgica x Arábia Saudita para mostrar o primeiro gol do jogo. E pudemos ver um dos gols mais bonitos da história das copas. A propósito, além de bonito, este gol de Saeed Al Owairan rendeu a vitória por 1 x 0 para os sauditas.


Adicione aos favoritos ou curta nossa página no Facebook.

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: