Relembrando a Copa do Mundo de 1994 - Parte VII (Final)

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final)

Brasil e Holanda jogaram as quartas-de-finais com seus segundos uniformes. Brasil de camisas azuis, calções brancos e meiões azuis e Holanda de camisas brancas, belos calções laranjas e meiões brancos. Primeiro tempo, 0 x 0. As fortes emoções estavam todas guardadas para o segundo. Brasil 2 x 0. Um de Romário aproveitando cruzamento de Bebeto e outro do próprio Bebeto após driblar o goleiro. Este gol foi o famoso da comemoração que o mundo não entendeu. Alguns meios de comunicação internacionais disseram que ele estava menosprezando a Holanda, outros que era um passo de samba. Como todos sabem, ele só estava comemorando o nascimento do filho.




Em poucos minutos o empate holandês e quando já me contentava com a prorrogação. Falta para o Brasil, Branco se prepara, bate uma paulada, Romário desvia e a bola passa a centímetros do Baixinho. A bola ainda bateu no pé da trave antes de entrar.


No vídeo abaixo, a narração pela Globo. Reparem como o Galvão estava corneteiro.


Semi-finais: Itália x Bulgária e novamente Brasil x Suécia. 

A Bulgária não imprimiu resistência a Itália. O placar de 2 x 1 sugere uma partida apertada, mas o gol da Bulgária saiu apenas no final do jogo quando a Itália já controlava o placar. Tenho poucas lembranças desse jogo, mas me parece que não foi uma grande partida.

Já os suecos entraram em campo com a nítida proposta de arrastar a partida para os penaltis. Quase conseguiram. O Brasil perdeu muitas chances, mas no final Romário fez um gol de cabeça e classificou a seleção no tempo normal. Foi a primeira vez na história que o Brasil usou esse layout todo azul no uniforme. Algo muito criticado na época. Essa foi a primeira copa com essa neura da FIFA de que os uniformes dos times sejam diferentes em todas as peças. Como o mando de campo era do Brasil, acharam que o amarelo da seleção brasileira não daria o contraste necessário com o branco do segundo uniforme do selecionado escandinavo.


A disputa de terceiro lugar foi um tédio. A Bulgária nada queria com o jogo. A Suécia abriu 4 x 0 no primeiro tempo. Depois disso desliguei a televisão. No dia seguinte teríamos a primeira seleção a vencer 4 vezes uma Copa do Mundo. Itália em 1934, 1938 e 1982 e Brasil em 1958, 1962 e 1970.


Me lembro bem desse dia. Juntamos a família toda para assistirmos ao jogo na minha casa. Colocamos a TV no quintal e churrascada rolando solta... Se o Brasil perdesse seria uma tragédia. Hahaha... Lá foi o jogo, Brasil perdendo chances, Taffarel fazendo uma defesaça. Os dois times pareciam nervosos. 0 x 0. Pênaltis. A primeira copa decidida desta maneira na história.



Que tortura!!! A Itália perdeu a primeira cobrança, Márcio Santos perdeu a primeira para o Brasil também. A Itália converteu a segunda e terceira e o Brasil também. Na quarta cobrança, defesa de Taffarel. O Brasil converteu. Última cobrança da Itália. Se perder já era... Mas quem iria bater? Roberto Baggio. Pensei "esse não erra, ele faz e o Brasil ainda terá a chance de marcar na última e ser campeão". Mas ele perdeu. A bola subiu... Na TV Galvão berrava "acabou! É tetra! É tetra! É tetra!"...










Abaixo, a primeira parte do documentário "Todos os corações do mundo", filme oficial desta copa. Nos vídeos relacionados encontram-se as outras partes.


Chegamos então ao final desta saga. Ainda guardo a festa, os dias pós conquista, o desfile dos campeões quando retornaram ao Brasil etc. Mas e vocês? Tiveram algum outro momento marcante não citado por mim? Comentem! 

Obrigado por prestigiarem o blog! Não se esqueçam de adicionar o Futebol Nostálgico aos favoritos para ficarem sempre ligados em nossas atualizações.

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: