Trinidad & Tobago x Estados Unidos - Eliminatórias para a Copa de 1990

Com a suspensão do México após a escalação de jogadores acima da idade durante as eliminatórias para o Mundial sub-20 de 1989, as eliminatórias da Concacaf para a Copa de 1990 na Itália motivou ainda mais as demais seleções, uma vez que era tida como certa a classificação da forte seleção mexicana.

Na fase final digladiaram Costa Rica, Estados Unidos, Trinidad & Tobago, Guatemala e El Salvador.



No dia 19 de novembro de 1989 seria realizada a última partida desta fase. A essa altura, a Costa Rica já estava classificada, enquanto Guatemala e El Salvador já se encontravam eliminados. O jogo foi realizado em Porto Espanha (Port of Spain), capital de Trinidad & Tobago. Aos trinitários bastava um empate para participarem de sua primeira copa na história!!! O presidente já anunciará um feriado nacional no dia seguinte. Jogando em casa a confiança era enorme. Talvez, até demais!

Inicia-se a partida, estádio lotado, festa preparada. Trinidad & Tobago contava com as jovens promessas Russell Latapy e Dwight Yorke, mas não contava com Paul Caligiuri. Um chutaço de fora da área e o 1 a 0 para os Estados Unidos. O restante da partida foi pura pressão!


Apito final! 1 a 0 Estados Unidos! Trinidad & Tobago só conseguiu se classificar para uma copa 16 anos depois. Esse seria o retorno dos EUA a uma Copa do Mundo após 40 anos de ausência. A última participação havia sido no Brasil em 1950 onde venceram a Inglaterra na famosa partida do estádio Independência em Belo Horizonte.

Trinidad & Tobago 0 x 1 Estados Unidos



Reportagem da ESPN na época



Reportagem relembrando o fato


Simplesmente como "The Shot", assim ficou conhecido este evento do dia 19 de novembro de 1989. Ele serviu para acelerar o interesse dos estadunidenses pelo "soccer".

Membros das duas seleções se reencontraram em 2006 em Porto Espanha para uma partida amistosa. Os trinitários tiveram sua "revanche", venceram por 4 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: