Barcelona 1992 - Fúria dourada

Os Jogos Olímpicos de Barcelona não contaram com grandes forças no torneio de futebol. Na América do Sul, Brasil e Argentina nem se classificaram para o quadrangular final, sendo este disputado por Colômbia, Paraguai, Equador e Uruguai. As duas vagas do continente ficaram nas mãos de paraguaios e colombianos.

Já na Europa o campeonato europeu sub-21  que foi disputado entre 1990 e 1992 foi usado como qualificatório para as Olimpíadas. Já na primeira fase, seleções do porte de França, União Soviética, que vinha se desintegrando, e Iugoslávia ficaram de fora, além de Portugal, campeão mundial de juniores em 1991. A Holanda perdeu a vaga para a Austrália na repescagem sendo os classificados europeus a anfitriã Espanha, Itália, Suécia, Polônia e Dinamarca.




Os grupos ficaram divididos da seguinte maneira (a ordem segue a classificação final): 

A - Polônia, Itália, Estados Unidos e Kuwait. Nenhuma Surpresa no grupo A. Os Estados Unidos na época não tinham a mesma força que hoje e a Polônia sempre foi uma seleção olímpica tradicional. Fazendo companhia aos poloneses, a sempre forte Itália.

Polônia x Kuwait


Itália x Estados Unidos


Polônia x Itália


Polônia x Estados Unidos


Itália x Kuwait



B -   Espanha, Catar, Egito e Colômbia. Espanha confirmou o favoritismo. A grande surpresa foi o Catar se classificar para as quartas-de-finais, uma vez que Egito e Colômbia eram os favoritos para a segunda vaga.

Egito x Catar


Espanha x Colômbia


Espanha x Egito


Espanha x Catar



C - Suécia, Paraguai, Coréia do Sul e Marrocos. Em um grupo com adversários fracos, Suécia e Paraguai confirmaram o favoritismo.

Suécia x Marrocos


Suécia x Coréia do Sul



D - Gana , Austrália, México e Dinamarca. Gana sempre foi forte em categorias de base e na seleção olímpica. A surpresa deste grupo foi a Austrália conseguir a segunda vaga tendo México e Dinamarca no mesmo grupo.

Dinamarca x México


Quartas-de-finais:

Espanha 1 x 0 Itália

Como era de se esperar, os dois rivais protagonizaram uma partida bastante equilibrada. Melhor para os donos da casa.


Gana 4 x 2 Paraguai


Polônia 2 x 0 Catar

A Polônia tinha um grande time e despacharam a surpresa da primeira fase.


Suécia 1 x 2 Austrália

A Suécia era a base da seleção terceira colocada na Copa de 1994. Era tida como uma das favoritas a medalha, mas os Socceroos aprontaram mais uma.


Semifinais:

Espanha 2 x 0 Gana


Polônia 6 x 1 Austrália


Disputa pelo Bronze:

Austrália 0 x 1 Gana

Por incrível que pareça não achei imagens desta partida. Os australianos mereciam muito uma medalha, mas não foram páreos para os africanos.


Disputa pelo Ouro: 


Espanha 3 x 2 Polônia

Como era de se esperar, sem a seleção brasileira, a mídia nacional não deu muita importância para o torneio de futebol. Particularmente só me lembro da partida final, que considero um dos melhores jogos que vi na vida. A anfitriã contra a tradicional, em jogos olímpicos, Polônia. Notem nas escalações muitos nomes que depois tornaram-se muito conhecidos.



Ouro: Espanha
Prata: Polônia
Bronze: Gana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: