União Soviética x Alemanha Oriental 1989 - Eliminatórias para Copa de 1990

Já disse na postagem sobre o amistoso entre Brasil e Alemanha Oriental em 1989 que sou saudosista no tocante às seleções da Cortina de Ferro. Uma das últimas grandes disputas entre duas seleções do bloco comunista europeu ocorreu nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990 na Itália.

Nos dias 26 de abril de 1989 e 08 de outubro do mesmo ano, União Soviética e Alemanha Oriental travaram nas cidades de Kiev, que após a dissolução passou a ser a capital da Ucrânia, e na então Karl Marx Stadt, atual Chemnitz, dois confrontos válidos pelo grupo 3. Ao lado das duas potências comunistas estavam Áustria, Turquia e Islândia. Era uma época de abertura política e econômica trazidas pela Glasnost e Perestroika e o mundo já respirava o vento da mudança. Um mês depois da segunda partida, caia o Muro de Berlim.



O primeiro jogo terminou União Soviética 3 x 0 Alemanha Oriental.



Na segunda partida os alemães deram o troco, 2 x 1.


As vagas deste grupo ficaram para URSS com 11 pontos (as vitórias valiam 2 pontos) e Áustria com 9. A Alemanha ficou com 7. Uma pena! Por dois pontos, perdemos a chance de nos despedirmos em uma copa dos azuis do leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: