Brasil x Alemanha Oriental 1990

A despedida da seleção das terras brasileiras rumo a Copa de 1990 ocorreu no dia 13 de maio no Maracanã. De quebra, foi a última partida do Brasil contra um dos ícones do comunismo.

Até o final da partida o Brasil vencia por 3 x 2, porém um gol de falta no finalzinho frustrou a todos que foram ao estádio e a mim que assistia pela TV. Final, 3 x 3. Jogão!

Particularmente eu tenho um saudosismo muito grande por estas seleções do bloco comunista. Alemanha Oriental, União Soviética, Tchecoslováquia...

Brasil x Dinamarca 1996

Nos preparativos para os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, a seleção brasileira fez um amistoso contra a Dinamarca no dia 10 de julho em Florianópolis.

5 x 1 para o Brasil.



Atlético Mineiro x Flamengo 1995


Após o título da Copa do Mundo em 1994, Atlético Mineiro e Flamengo repatriaram dois protagonistas da campanha canarinho nos Estados Unidos. 

O Atlético trouxe Taffarel, enquanto o Flamengo Romário. Para marcar a estreia do goleiro no alvinegro, os dois rivais protagonizaram um amistoso fantástico no dia 08 de fevereiro. 3 x 2 do Galo sobre o Urubu.

Brasil x Holanda 1989

Brasil e Holanda sempre protagonizaram grandes partidas. Claro que os confrontos válidos pelas Copas tem uma dimensão gigantesca, porém um dos amistosos mais esperados entre os canarinhos e os laranjas mecânicas ocorreu no dia 20 de dezembro de 1989 no estádio do Feyenoord em Roterdã. 

O jogo chamou a atenção por se tratar do confronto entre os atuais campeões europeus (Eurocopa de 1988) e sulamericanos (Copa América de 1989).

Abaixo um vídeo dos melhores momentos da partida. O jogo terminou 1 x 0 para o Brasil, gol de Careca. A qualidade do vídeo está ruim, mas vale como documento histórico.


Relembrando a Copa do Mundo de 1994 - Parte III

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final)

Para começar esta terceira parte, quero pedir que notem a variedade dos uniformes daquela época. Nada dessas padronizações chatas de hoje em dia. Percebam que eles eram mais coloridos também.

Mas vamos ao que interessa. Se hoje é o anfitrião que faz a partida inaugural da Copa, naquela época ainda era o campeão da edição anterior que tinha essa honra. Vale lembrar que o campeão do torneio anterior também tinha vaga automática na próxima. Em 1990 a Alemanha Ocidental tinha sido campeã, portanto, no dia 17 de junho, sexta-feira, no estádio Soldier Field em Chicago, alinhavam para a primeira partida a Alemanha, já unificada, contra a surpresa sulamericana Bolívia.


Relembrando a Copa do Mundo de 1994 - Parte II

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final)

Já na América do Norte, a seleção brasileira fez 3 amistosos preparatórios. Me lembro da CBF ter sido extremamente criticada pela escolha dos adversários. Considerados extremamente fracos em vista dos que seriam enfrentados no torneio. 

O primeiro amistosos foi contra o Canadá em Edmonton e um fiasco só. Na época foi a partida de soccer de maior público do país até então.


Torneio amistoso em comemoração ao centenário da DBU - 1989


Na preparação para a Copa de 1990, a Seleção Brasileira rumou para a Europa onde participou de um torneio amistoso ao lado de Suécia e Dinamarca em comemoração ao centenário da DBU (União Dinamarquesa de Futebol).

Participação desastrosa com duas derrotas, sendo 2 x 1 para a Suécia e 4 x 0 para a Dinamarca. A primeira partida eu só vi os momentos finais, pois estava na casa de um amigo brincando e quando resolvemos ligar a TV é que vimos que estava tendo jogo da seleção. 

Brasil x Suécia



No ano seguinte, durante a Copa do Mundo da Itália, as duas seleções voltaram a se encontrar, porém com resultado invertido, 2 x 1 para o Brasil.


Brasil x Dinamarca



Jogo completo



Já o jogo contra a Dinamarca eu assisti todo. A partida marcou a despedida do dinamarquês Morten Olsen da "Dinamáquina". Brasil e Dinamarca só voltaram a se ver em um amistoso em 1996.

Com uma vitória acachapante por 6 x 0 sobre os rivais, a Dinamarca conquistou o título do torneio.


Dinamarca x Suécia


Final do Carioca de 1995


Atualmente não ligo muito para os Campeonatos Estaduais, acho que no futebol moderno eles não tem mais espaço. Contudo, a sua função de manter em alta as rivalidades regionais me faz crer que eles não devem ser extintos, apenas encurtados.

Uma das decisões mais claras em minha memória foi a final do Carioca de 1995. Flamengo x Fluminense, Romário x Renato Gaúcho. O empate favorecia o rubro-negro.


Relembrando a Copa do Mundo de 1994 - Parte I

Partes IIIIIIIVVVIVII (Final) 

Minhas memórias acerca da Copa de 1994 começaram antes mesmo dela iniciar. Me lembro bem da surpresa que foi a classificação da Bolívia num grupo que tinha Brasil e Uruguai graças a altitude. Estive presente no Mineirão na partida entre Brasil x Venezuela. A contestada seleção brasileira venceu por 4 x  0, mas mesmo assim foi muito criticada. Os ingressos para a partida foram vendidos nas agências da Caixa Econômica Federal e as filas eram gigantes. 

Eliminatórias - Brasil x Venezuela


Eurocopa 1992

Disputada na Suécia tinha como franca favorita ao título a seleção alemã, já unificada. Na Copa de 1990, a Alemanha Ocidental tinha sido campeã e esta era a base do selecionado bávaro que disputaria a Euro 92.


Me lembro que o fim da União Soviética criou uma saia justa. Como os vermelhos já haviam se classificado, foi formada uma seleção da CEI (Comunidade dos Estados Independentes), que englobava os países que formavam a URSS.

Outro reflexo político foi a suspensão da Iugoslávia, que vivia uma Guerra Civil, pela UEFA. Denúncias de cerceamento dos direitos humanos motivaram a decisão que acabou favorecendo o segundo colocado do grupo das eliminatórias, a Dinamarca, já que na época apenas os campeões dos grupos jogavam a fase final.

Vista como azarão por só estar participando
devido a suspensão da Iugoslávia, a Dinamarca de 1992
era na realidade um grande time com nomes como:
Schmeichel, Larsen e Brian Laudrup.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: