Brasil contra o Tio Sam

Já vimos aqui o histórico dos confrontos contra a União Soviética, mas e contra o outro polo da Guerra Fria? Vamos ver agora!

O primeiro jogo entre as duas seleções ocorreu em 17 de agosto de 1930, um amistoso no Rio de Janeiro. Por incrível que parece o jogo foi apertado e o Brasil venceu por 4 a 3. Após esse jogo, um enorme hiato na história dos confrontos entre as duas seleções. Brasil e Estados Unidos só voltaram a se enfrentar em 26 de fevereiro de 1992, um amistoso em Fortaleza vencido pelo Brasil por 3 a 0. No mesmo ano outro amistoso foi disputado, no dia 02 de agosto vitória brasileira em Los Angeles por 1 a 0. Após isso, mais quatro amistosos foram disputados, todos eles nos Estados Unidos e todos com vitória brasileira.








Em 1993, O Brasil venceu os Estados Unidos por 2 a 0 em um jogo válido pela US Cup, torneio preparatório para a Copa de 1994 e que contava ainda com Inglaterra e Alemanha.

Certamente as oitavas da Copa de 1994 e a final da Copa das Confederações de 2009 são os jogos mais importantes entre as duas seleções. Ambas foram vencidas pelo Brasil por 1 a 0 e 3 a 2 respectivamente. Além dessa final, o Brasil venceu os Estados Unidos nas Copas das Confederações de 1999, 2003 e 2009 em uma partida da primeira fase.

 Brasil 1 x 0 Estados Unidos - Copa das Confederações - 2003

Com os constantes convites para Estados Unidos participarem da Copa América e Brasil da Copa Ouro, alguns jogos por essas duas competições também constam no histórico. Pela Copa América se enfrentaram uma única vez, na semifinal da edição de 1995, já pela Copa Ouro foram três embates nas edições de 1996, 1998 e 2003.

Brasil 2 x 1 Estados Unidos - Copa Ouro - 2003

A edição de 1998 foi marcante para os Estados Unidos, pois foi a primeira e até o presente momento, única vez que derrotaram o Brasil. Venceram por 1 a 0 em Los Angeles em uma das semifinais. O curioso quanto a esse fato é que confiante na vitória brasileira eles adquiriram os direitos de transmissão da final do torneio antes mesmo do Brasil ter passado pelos estadunidenses. No fim das contas, tiveram que exibir México x Estados Unidos, enquanto a disputa pelo terceiro lugar entre Brasil e Jamaica não foi mostrado.



 No total foram 17 jogos, com 16 vitórias brasileiras, uma vitória estadunidense e nenhum empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: