A despedida da União Soviética

O Exército Vermelho, como era conhecida a seleção soviética de futebol, despediu-se dos gramados no dia 13 de novembro de 1991 em partida válida pelas eliminatórias para a Eurocopa 1992. O jogo foi contra o Chipre na cidade cipriota de Larnaca e o soviéticos venceram por 3 a 0.


Foi o último jogo de uma seleção campeã européia (1960), bicampeã olímpica (1956 e 1988) e três vezes medalhista de bronze (1972, 1976 e 1980)



Entretanto, a última partida da União Soviética em seus domínios ocorreu um mês antes, no dia 12 de outubro na cidade de Moscou e também foi válida pelas eliminatórias para a Euro'92. Um empate por 0 a 0 com a Itália.

 

Os vermelhos acabaram se classificando para o campeonato europeu, de modo que a alternativa foi a criação da Comunidade dos Estados Independentes, CEI, que como já abordamos no blog, realizou seu primeiro jogo justamente contra o inimigo da URSS, os Estados Unidos.

Vale a pena destacar, que entre as duas partidas supracitadas, houve ainda um confronto válido pelo europeu sub-21, mas que também contou como pré-olímpico europeu. O jogo ocorreu no dia 16 de outubro e também foi entre União Soviética e Itália, terminando empatado por 1 a 1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: