Copa das Quatro Nações (Torneio de Páscoa de Berlim) 1988

Por razões políticas, Berlim Ocidental não contaria com jogos da Eurocopa 1988, torneio organizado pelos alemães ocidentais. O motivo foi uma imposição da União Soviética e Alemanha Oriental para que a DFB, federação de futebol da Alemanha Ocidental, contasse com os votos das duas nações na escolha da sede do europeu de 1988.

Visando uma compensação, bem como uma preparação para o torneio continental, a DFB organizou um torneio amistoso no Estádio Olímpico de Berlim, Berlim Ocidental.



A disputa ocorreu durante a Páscoa daquele ano e o formato era simples, constando de semifinais com os perdedores disputando o terceiro lugar e os vencedores a final.

Além dos anfitriões, participaram a Suécia, que não disputaria a Euro'88, União Soviética, que chegaria a final do europeu e a então campeã mundial Argentina.

As semifinais ocorreram no dia 31 de março, com a URSS fazendo 4 a 2 na Argentina e Suécia e Alemanha empatando por 1 a 1 no tempo normal, com os suecos vencendo nos penaltis.

União Soviética 4 x 2 Argentina




Alemanha Ocidental 1 x 1 Suécia




No dia 02 de abril ocorreram a disputa pelo terceiro e a final.

Argentina e Alemanha Ocidental talvez fizessem a maior rivalidade futebolística naquele momento. Ambas as seleções já haviam se enfrentado na final da Copa de 1986, com os argentinos saindo vitoriosos. Neste torneio se enfrentariam pelo terceiro lugar, mas as duas seleções, que ao lado da Holanda eram as maiores forças no final dos anos 80, voltariam a se enfrentar pelo título da Copa do Mundo de 1990.

Alemanha Ocidental 1 x 0 Argentina



Era esperado que Suécia e União Soviética se enfrentassem pelo terceiro lugar, mas ambas as seleções surpreenderam os favoritos e estavam na final. Melhor para os nórdicos que venceram por 2 a 0 e apesar de não estarem na Euro, mostraram que ainda eram uma força no continente.

Suécia 2 x 0 União Soviética



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: