A Vergonha de Gijón - Alemanha Ocidental x Áustria - Copa do Mundo de 1982

O grupo B da Copa do Mundo da Espanha em 1982 contava com um franco favorito, a Alemanha Ocidental. Ao lado dos alemães encontravam-se Chile, Áustria e a estreante em copas, Argélia.

Logo no primeiro jogo do grupo, os africanos já aprontaram a primeira surpresa. Vitória sobre a Alemanha por 2 a 1. Na outra partida da primeira fase, Áustria 1 a 0.

Na segunda rodada, a Alemanha se recupera com uma goleada sobre o Chile, enquanto a Áustria bate os argelinos.

Chegada a última rodada. Argélia e Chile se enfrentariam no dia 24 de junho e a Alemanha Ocidental e a Áustria no dia seguinte. Na primeira partida, vitória argelina por 3 a 2. Resultado?

Alemães e austríacos entraram em campo no dia seguinte sabendo exatamente o que deveriam fazer para ambas as equipes se classificarem. Um empate ou uma vitória dos alemães por apenas um gol de diferença classificava as duas equipes. 

Logo aos 9 minutos de jogo, o gol alemão, Hrubesch. Com isso, o que se viu no estádio El Molinón em Gijón foi uma das mais patéticas exibições já ocorridas em copas. Com ambas as equipes classificadas, alemães e austríacos se restringiram a tocarem a bola despretenciosamente pelos 81 minutos restantes de jogo.






Felizmente a FIFA aprendeu a lição e após esse episódio, instituiu que as partidas da última rodada dos grupos deveriam ser simultâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: