Os goleadores das copas

A Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, é para os brasileiros marcante por vários motivos. Além de ser a primeira copa conquistada pelo Brasil, revelou para o mundo aquele que viria a ser o Rei do Futebol. Com apenas 17 anos, Pelé foi a estrela do torneio, porém seu estrelato teve que ser dividido. Nesta copa, o francês Just Fontaine marcou 13 gols. Até hoje é o maior número de gols marcados numa única edição. Nesta mesma copa, Pelé se tornou o jogador mais novo a marcar um gol em uma copa, quando aos 17 anos e 239 dias assinalou na partida contra o País de Gales.

Just Fontaine
 Gols de Just Fontaine na Copa de 1958



Gol de Pelé contra o País de Gales na Copa de 1958




Já em 1994, a partida entre Rússia e Camarões nada teria de especial, uma vez que ambas as seleções se enfrentaram já eliminadas. Contudo, esse jogo acabou entrando para a história por dois motivos. Nele o mundo veio a conhecer Oleg Salenko, jogador russo que na época atuava pelo modesto Logroñes da Espanha. Salenko marcou 5 gols na partida, tornando-se assim o jogador a ter marcado o maior número de gols numa partida de copa. Para completar, o gol de honra de Camarões, que perdeu por 6 a 1, foi marcado pelo veteraníssimo Roger Milla, consagrando a lenda camaronesa como o jogador mais velho a marcar um gol em uma copa. O sexto gol russo foi marcado por Radchenko.

Milla e Salenko após partida histórica



Cabe ao Fenômeno um outro recorde. Ronaldo é o jogador que marcou o maior número de gols em copas do mundo. Apesar de ter participado de quatro edições (1994 a 2006), os 15 gols de Ronaldo foram marcados apenas em três edições, uma vez que ele não saiu do banco na edição de 1994. Foram 3 gols em 1998, 8 em 2002, quando foi artilheiro da competição e 3 em 2006.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: