Leste contra Oeste - A história dos confrontos entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental

Ao longo dos anos de suas existência separadas, as seleções da RDA (República Democrática Alemã - Alemanha Oriental) e a RFA (República Federal da Alemanha - Alemanha Ocidental) jogaram entre si apenas algumas vezes. 

  
O único jogo que reuniu os profissionais foi o realizado na Copa do Mundo de 1974,  onde a Alemanha Oriental venceu por 1 a 0.  


Alemanha Oriental 1 x 0 Alemanha Ocidental




Três outros jogos foram disputados pelas seleções olímpicas. Para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, as duas seleções jogaram uma espécie de pré-olímpico alemão para verificar qual das duas Alemanhas iria representar a Equipe Alemã Unificada, uma vez que naqueles jogos, as duas Alemanhas disputaram o torneio sob uma única bandeira. Na primeira partida, a RDA venceu em casa por 3 a 0, enquanto a RFA ganhou o jogo de volta por 2 a 1.  Nestas Olimpíadas, a Equipe Alemã Unificada ficou com a medalha de bronze no futebol, porém, na prática tratava-se da Alemanha Oriental e para fins estatísticos, a medalha é contabilizada pela FIFA para os "Azuis do Leste".

Bandeira utilizada pela Equipe Alemã Unificada

Já nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, a RDA e RFA enviaram times olímpicos distintos. Nesta ocasião, a Alemanha Ocidental encontrou com a Alemanha Oriental na segunda fase do torneio, tendo esta última vencido por 3 a 2. Ao final do torneio, os alemães orientais conquistaram novamente a medalha de bronze.

Alemanha Oriental 3 x 2 Alemanha Ocidental


Sobre estes jogos entre as seleções olímpicas, é importante lembrar que por viverem em um regime comunista, os atletas da RDA eram considerados servidores do estado e portanto, amadores, mesmo que na prática vivenciassem o futebol como profissionais, já os atletas da RFA eram essencialmente amadores.

Nas eliminatórias para a Euro'92, nova oportunidade de confronto entre as Alemanhas, uma vez que ambas cairam no mesmo grupo. Contudo, a reunificação foi confirmada pelos parlamentos e as partidas entre as duas seleções não se realizaram, sendo que o último jogo da RDA foi contra a Bélgica em jogo previamente válido pelas eliminatórias e que foi convertido em amistoso (clique aqui para ler). A princípio os confrontos entre as duas Alemanhas haviam sido mantidos, e assim como o jogo contra a Bélgica, foram convertidos em amistosos para comemorar a reunificação, porém, distúrbios no local da primeira partida, Leipizig, Alemanha Oriental, acabaram fazendo as federações cancelarem os eventos. Tal jogo festivo só viria a ocorrer em 21 de novembro de 2010, para marcar os vinte anos da unificação das federações. A partida, mantida para Leipzig, contou com jogadores da época para cada seleção e encerrou-se com nova vitória oriental, por uma virada de 2 x 1, com gols ossies (como eram chamados os alemães orientais) de Olaf Marschall e Ulf Kirsten.

Masters da Alemanha Oriental 2 x 1 Masters da Alemanha Ocidental




Contando as seleções principais e olímpicas, foram quatro confrontos oficiais (excluindo o jogo acima realizado por jogadores masters) com três vitórias para o leste e uma para o oeste. Nada mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: