Um pedra de fiorde no sapato brasileiro. A história dos confrontos entre Brasil e Noruega

De todos os adversários já enfrentados pela Seleção, apenas contra três o Brasil possui retrospecto negativo, Argentina, Hungria e Noruega. Dessas três, apenas a seleção nórdica nunca foi vencida pelo Brasil.

Foram quatro jogos, três amistosos e um válido pela primeira fase para da Copa do Mundo de 1998. O primeiro jogo ocorreu no dia 28 de julho de 1988 em Oslo e terminou empatado por 1 a 1. 

A seleção norueguesa nunca fez parte da elite, mas nos anos 1990 teve sua melhor geração. Se classificou para duas Copas seguidas, 1994 e 98 e em ambas figurava entre as candidatas, digamos alternativa, ao título, sendo que em 94 dividia esse status com a Colômbia. Fracassou em ambas as vezes, sendo que na Copa dos Estados Unidos nem passou da primeira fase, assim como os "favoritos" colombianos. Nessa edição, de forma inusitada, a Noruega teve o mesmo número de pontos e saldo de gols que o primeiro colocado do grupo, México, mas enquanto os mexicanos marcaram três gols, irlandeses e italianos dois, empatando em tudo e decidindo quem ficaria em segundo por sorteio, os noruegueses marcaram apenas um gol. O grupo mais equilibrado da história das Copas. 



Já em 1998, caíram no mesmo grupo dos então campeões mundiais, Brasil, ao lado de Escócia e Marrocos, classificando-se em segundo após uma vitória de virada sobre o Brasil por 2 a 1 no dia 23 de junho, em Marselha, na última rodada do grupo.




Um ano antes, no dia 30 de maio, as duas seleções já haviam se encontrado em outro amistoso em Oslo, com a Noruega goleando o Brasil por 4 a 2.



No dia 16 de agosto de 2006, o Brasil teve mais uma chance de vencer a Noruega. Novamente um amistoso em Oslo na estreia do técnico Dunga. Assim como na primeira partida entre as duas seleções, empate por 1 a 1.


E assim a Noruega continua sendo a pedra no sapato do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: