Adversários do Brasil na Copa 2014: história e curiosidades dos confrontos entre Brasil e Holanda


A disputa pelo terceiro lugar na Copa de 2014 será a décima segunda partida entre Brasil e Holanda. A primeira foi amistoso ocorrido no dia 02 de maio de 1963 em Amsterdã e terminou com vitória da seleção da casa por 1 a 0. 


Outros seis amistosos ocorreram. Em 1989, nos preparativos para a Copa de 1990, ambas as seleções se enfrentaram em Roterdã e o Brasil venceu pela primeira vez os Laranjas em sua casa. Esse confronto terminou em 1 a 0 para o Brasil é contabilizado por alguns historiadores do futebol como uma edição extra oficial da Taça Artemio Franchi, o intercontinental de seleções, pois o Brasil era o então campeão sul americano e a Holanda o europeu.


Em 1996 outro amistoso também na Holanda. Em Amsterdã, empate por 2 a 2. Finalmente em 1999 o primeiro amistoso no Brasil, dois diga-se, o primeiro no dia 05 de junho em Salvador e o segundo no dia 08 de junho em Goiânia. O primeiro terminou empatado por 0 a 0 e o segundo com vitória brasileira por 3 a 1.

Brasil 2 x 2 Holanda - Amistoso - Salvador - 1999



Brasil 3 x 1 Holanda - Amistoso - Goiânia - 1999



Também em 1999, no dia 09 de outubro, outro amistoso em Amsterdã. Novamente empate por 2 a 2.




No dia 04 de junho de 2011 o Brasil voltou a enfrentar a Holanda em Goiânia. Dessa vez não saíram do 0 a 0. Contudo, certamente os quatro jogos válidos por Copas são os mais importantes da história do confronto. O primeiro ocorreu em 1974 e terminou em vitória da Laranja Mecânica por 2 a 0.



O segundo foi válido pela edição de 1994. Nas quartas de final Brasil e Holanda fizeram um jogo memorável em Dallas, Estados Unidos, que acabou vencido pelo Brasil por 3 a 2. Quatro anos mais tarde, em 1998, as duas seleções se encontraram na semifinal da Copa da França e o jogo terminou 1 a 1 com a vitória brasileira nos penais. Essas duas partidas fazem parte da minha lista de melhores jogos do Brasil em Copas que eu acompanhei.

 

 

Finalmente na edição de 2010, Brasil e Holanda se encontraram novamente nas quartas de final de uma copa. Nesse jogo, melhor para os holandeses que venceram por 2 a 1.

 
O retrospecto desses 11 jogos contabiliza quatro vitórias brasileiras, três holandesas e quatro empates. Em Copas, uma vitória brasileira, um empate e duas vitórias holandesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: