Quando falamos em Brasil e Alemanha no futebol, falamos em um dos maiores clássicos do esporte. Obviamente em dado momento devemos contextualizar devido ao fato de a Alemanha ter se dividido em dois estados distintos, cada um com sua seleção. Mesmo considerando o fato de a atual seleção alemã ser considerada herdeira da alemã ocidental pela FIFA. Assim sendo, vamos começar falando sobre os confrontos entre Brasil e Alemanha Oriental. Acesse a postagem que já fizemos sobre esse confronto, clicando aqui.
Nessa tumultuada história, vale a pena ressaltar ainda que a região alemã do Sarre também se separou da Alemanha Ocidental durante um curto período de tempo. Neste espaço a sua seleção fez 19 jogos, contudo nenhum contra o Brasil. A única seleção sul americana enfrentada pelo Sarre foi o Uruguai em um amistoso em 1954.
Dados estes detalhes, vamos voltar aos confrontos com a Alemanha Ocidental e a unificada. Com a equipe alemã ocidental, foram 12 jogos. O primeiro foi um amistoso ocorrido no dia 05 de maio de 1963 na cidade de Hamburgo e terminou em vitória brasileira por 2 a 1.
O primeiro confronto em terras tupiniquins ocorreu no dia 06 de maio de 1965 no Rio de Janeiro. Novo triunfo brasileiro por 2 a 0. Após esses dois primeiros jogos, foram mais cinco amistosos totalizando duas vitórias brasileiras, dois empates e a primeira vitória alemã, por 2 a 1, ocorrida no dia 16 de junho de 1968 em Sttutgart.
Brasil 2 x 0 Alemanha Ocidental - Amistoso - 1965
Alemanha Ocidental 2 x 1 Brasil - Amistoso - 1968
Alemanha Ocidental 0 x 1 Brasil - Amistoso - 1973
Em 1981 as duas seleções jogaram pela primeira vez por um torneio, o Mundialito do Uruguai. Vitória brasileira por 4 a 1. Clique aqui para ver detalhes do torneio.
Após esse confronto, mais quatro amistosos. Duas vitórias brasileiras, uma alemã e um empate, justamente na última partida da história entre Brasil e Alemanha Ocidental. O jogo ocorreu em Brasília no dia 12 de dezembro de 1987 e terminou em 1 a 1. Clique aqui para detalhes.
Alemanha Ocidental 1 x 2 Brasil - Amistoso - 1981
Alemanha Ocidental 2 x 0 Brasil - Amistoso - 1986
Em 1992 o Brasil fez o primeiro jogo contra a Alemanha unificada, um amistoso em Porto Alegre. Clique aqui para detalhes. No ano seguinte o Brasil enfrentou a Alemanha pela US Cup, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos que serviu de preparatório para a Copa de 1994. O jogo terminou em 3 a 3. Clique aqui para detalhes do torneio.
Outro jogo ocorreu em 1993. Um amistoso que terminou em vitória para a Alemanha por 2 a 1. Cinco anos depois, outro amistoso, dessa vez vitória brasileira pelo mesmo placar. O interessante desse último amistoso é que alguns historiadores do futebol contabilizam essa partida como extra oficial do torneio Artemio Franchi, o intercontinental de seleções já discutido por nós aqui no Futebol Nostálgico.
Alemanha 2 x 1 Brasil - Amistoso - 1993
Em 1999 a primeira partida oficial. De quebra a maior goleada do confronto até aqui. Na Copa das Confederações, vitória brasileira por 4 a 0. Outro jogo por esse torneio ocorreu na edição de 2005. Novamente vitória brasileira por 3 a 2.
Brasil 4 x 0 Alemanha - Copa das Confederações - 1999
Alemanha 2 x 3 Brasil - Copa das Confederações - 2005
Entre esses dois jogos válidos pela Copa das Confederações, um amistoso que terminou empatado por 1 a 1 em 2004 e dois anos antes, o mais importante jogo entre Brasil e Alemanha da história até aqui, a final da Copa do Mundo de 2002 e o título brasileiro após o triunfo por 2 a 0.
Brasil 2 x 0 Alemanha - Copa do Mundo - 2002
Em 2011 o último jogo até o confronto pela semifinal da Copa da Mundo de 2014, um amistoso que terminou em vitória alemã por 3 a 2.
Até o presente momento, o retrospecto conta:
Entre Brasil e Alemanha Oriental, três vitórias brasileiras e um empate; Brasil e Alemanha Ocidental, sete vitórias brasileiras, duas vitórias alemãs e três empates; Brasil e Alemanha unificada, cinco vitórias brasileiras, duas alemãs e dois empates.
No total Brasil com 15 vitórias, seleções alemãs com quatro vitórias e empates contabilizando seis confrontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário